Três comportamentos de grandes líderes

Hoje gostaria de falar sobre um conceito que me chamou bastante atenção em minhas últimas leituras sobre gestão e liderança. É o conceito de liderança eficiente ou liderança 10X, que realmente faz a diferença em diversas empresas. Ele é apresentado no livro “Vencedoras por opção” de um dos mais renomados gurus sobre liderança da atualidade, Jim Collins.

Jim Collins tem suas ideias e estudos em mais de 4 milhões de livros vendidos em 29 idiomas diferentes. Em seus estudos, ele domina os Líderes 10X, que apresentam três comportamentos essenciais: disciplina fanática, criatividade empírica e paranoia produtiva.

Disciplina fanática

Implica na consistência das ações, consistência em relação a valores, metas de longo prazo e padrões de desempenho. Para Collins, a verdadeira disciplina requer independência mental para rejeitar pressões que possam levar a pessoa (ou empresa) a adotar comportamentos incompatíveis com seus valores, padrões de desempenho ou aspirações a longo prazo.

De acordo com essa disciplina do autor, os Líderes 10X são inquebrantáveis no foco de seu objetivo. Ele ainda destaca a autodisciplina, que é a determinação interior para fazer o que for necessário para gerar um grande resultado a despeito de todas as dificuldades.

Criatividade empírica

Para Collins, ser mais empírico fortalece a independência mental e valida os próprios instintos criativos. Logo, criatividade empírica significa unir a criatividade e simultaneamente conduzir experimentos práticos (ou envolver-se diretamente com as evidências) ao invés de confiar em opiniões, caprichos e sabedoria convencional. Ter uma base empírica permite aos 10X fazerem movimentos ousados, criativos e minimizar riscos.

Paranoia produtiva

Os líderes 10X se diferenciam pela paranoia em si e por tomarem providências efetivas motivados por ela. O comportamento paranoico é extremamente funcional quando o medo é canalizado para uma preparação bem completa, e para ações realizadas com calma e cabeça fria. Os 10 X consideram constantemente a possibilidade de as circunstâncias se voltarem contra eles, a qualquer momento. Então é melhor que estejam preparados.

Recomendo a leitura dos livros de Jim Collins para quem almeja liderar uma organização, seja uma empresa, escola, igreja ou qualquer instituição.

Luis Fernando Câmara

É presidente da Vox2You – a Arte de falar bem, e empreendedor desde a adolescência.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: