Curso gratuito é oportunidade de qualificação no setor da construção civil

Setor carece de qualificação de mão de obra; salário de mestre de obras é em média de R$ 5.500 por mês em Ribeirão Preto.

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Mestre de Obras, oferecido pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O prazo para inscrição termina no dia 28 de fevereiro.

O curso acontece sempre no período da noite. As pessoas interessadas devem ter o ensino fundamental completo e experiência em algum setor da construção ou com equipes de profissionais do setor.

Esse é o caso de Mário Tostes, 59 anos. Ele conta que até 2012 passou por dezenas de empregos.

Foto: Divulgação

“Até me encontrar na construção civil”. Do trabalho como auxiliar de almoxarifado ele partiu para o curso de Mestre de Obras.

Ao mestre de obras cabe gerenciar o trabalho em uma obra, desde o planejamento até a entrega em conjunto com profissionais de engenharia, arquitetura. Sua função é direcionar as equipes no canteiro e gerenciar os operários.

Mário destaca que aprender a ler projetos e a gerenciar equipes, habilidades ensinadas no curso, são essenciais para cumprir essa função.

De acordo com o SindusCon-SP, a mão de obra foi o que mais impactou no aumento dos custos no setor em 2024.

“E o que mais preocupa os empreendedores é a falta de mão de obra qualificada”, informa Fernando Junqueira, diretor regional do SindusCon-SP.

A média salarial de um mestre de obras em Ribeirão Preto é de R$ 5.500 mensais.

“Cada empresa tem sua própria regra. Mas, é praxe nessa carreira que as pessoas que exercem essa função recebam valores adicionais no decorrer do ano, por produtividade, entrega etc”, explica Junqueira.

Foto: Divulgação

O curso

O curso de Mestre de Obras do SindusCon-SP em parceria com o SENAI tem duração de seis meses, em média, com aulas de segunda a quinta-feira. Podem se inscrever pessoas com mais de 18 anos e o ensino fundamental completo. As pessoas interessadas podem entrar em contato pelo WhatsApp (16) 9.9126-4800 ou pelo telefone (16) 3623-1340.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta