Projeto social de Ribeirão Preto abre inscrições para 2023 em curso que direciona ao mercado de trabalho
Completando 10 anos de existência e 1.000 jovens formados, Projete abre 245 vagas para estudantes do ensino médio de escolas públicas se capacitarem em soft skills e terem a oportunidade do primeiro emprego. Inscrições vão até 24 de março.
O Projete – projeto social de Ribeirão Preto – abre inscrições para as turmas de 2023. Com 10 anos de existência e 1.000 jovens formados, o curso capacita jovens do ensino médio de escolas públicas nas competências socioemocionais, conhecidas como soft skills, requeridas cada vez mais no mercado de trabalho e acadêmico. Com 245 vagas disponíveis, os estudantes terão mentorias aos sábados no período da manhã, trabalhando além das competências como educação financeira, gestão organizacional, comunicação e habilidades de relacionamento, assuntos relacionados a economia, gestão de negócios e mais.
O curso é 100% gratuito e fornece vale-transporte, alimentação e apostilas sem nenhum custo, com realização de formatura gratuita no final do período de aprendizado. As inscrições vão até 24 de março.
Para participar, os interessados devem realizar a inscrição pelo link do projeto (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdEP3KHnpGafD-TkIYGkWg6cDI_Lvow_3OXJT6Qb-Zeb3EmDg/viewform) preenchendo um questionário socioeconômico e elaborando uma redação de 20 a 40 linhas. Após filtragem, os selecionados passam por uma banca avaliadora e são entrevistados pela equipe do Projete.
Além de capacitação em competências socioemocionais requeridas no mercado de trabalho como pensamento crítico, resolução de problemas, pensamento positivo, resiliência, persistência e outras, o curso é grande condutor para a oportunidade do primeiro emprego, por manter uma parceria com empresas privadas que são mantenedoras do projeto.
“Passar pelo Projete é uma experiência enriquecedora para reconhecimento de valores e habilidades tão necessitadas no mercado de trabalho, além dos eventos que proporcionam com que eles conheçam exemplos reais de sucesso profissional e tenham contato com tecnologia, façam uso de pensamento lógico e saibam achar soluções sob pressão focando sempre em ideias que atendam o lado social. A cada sábado eles se desenvolverão em temáticas e terão desafios muito parecidos com o que encontrarão no dia a dia do mercado de trabalho”, comenta a analista pedagógica do Projete, Giovanna Targas.
Desde 2021 o projeto social busca expandir seu trabalho para região de Ribeirão Preto e implementar o curso como parte do pilar ESG das empresas. Atendendo em 2022 7 cidades da região e 3 estados, em 2023 o curso terá sua primeira sede presencial fora da cidade, indo para a capital com um polo no Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) do Hospital Israelita Albert Einstein, voltado para filhos de colaboradores do setores terceirizados.