Festa do Peão de Barretos reserva espaços exclusivos para preservação da tradição e manifestações culturais
Evento acontece de 15 a 25 de agosto mantendo em diversos espaços atrações que valorizam e fomentam a cultura.
A cultura da raiz sertaneja está presente por meio das diversas atrações que o público pode conferir durante a 69ª Festa do Peão de Barretos, que acontece entre os dias 15 a 25 de agosto, no Parque do Peão. Além do reconhecimento de maior rodeio da América Latina e dos principais shows musicais, o evento reserva espaços para preservação das tradições e valores enraizados na cultura caipira que atrai visitantes de todo o país.
Em um complexo de 2 milhões de metros quadrados, o Parque do Peão conta com atrações que reproduzem as tradições do homem do campo e dos peões de boiadeiro, que conduziam as tropas e também abre espaço para diferentes manifestações da cultura regional.
Uma das tradições mais antigas, que é realizada desde a primeira edição da Festa, é o “Concurso do Berrante”, que ocorrerá no dia 18 de agosto (domingo). Na disputa, homens e mulheres executam os cinco toques principais do berrante que são “Saída ou solta” (para despertar a boiada), “Estradão” (reanima a boiada), “Rebatedouro” (aviso de perigo), “Queima do Alho” (almoço) e “Floreia” (toque livre).
No mesmo dia, também acontece o “Concurso da Queima do Alho”, o prato típico que era preparado pelas comitivas para as refeições dos peões que conduziam as boiadas pelo interior do Brasil. Nesta competição, as comitivas participantes precisam reproduzir com fidelidade, o sabor do tradicional prato, com utensílios e em fogo de chão, como antigamente.
Atrações artísticas culturais
Já o Palco Culturando recebe manifestações artísticas de diferentes regiões do país. Neste ano serão mais de 250 atrações entre apresentações musicais, de teatro e dança, de 113 municípios de 15 estados brasileiros. Além das apresentações no palco do espaço Culturando, outras manifestações artísticas são realizadas pelas ruas do Parque.
Outra atração que mantém as origens da tradição sertaneja é o “Palco Raízes Sertanejas”. O espaço é aberto a artistas amadores e profissionais com apresentações exclusivas de moda de viola, declamações de versos, dança catira e toque do berrante.
Espaços físicos
O visitante da 69a Festa do Peão de Barretos também tem a oportunidade de conhecer espaços que preservam a história do interior.
No “Ponto de Pouso”, local onde é realizado o concurso da Queima do Alho, é reproduzido o cenário onde os tropeiros faziam suas paradas, para descansar junto com as boiadas que seguiam para os frigoríficos no passado. Conta com réplicas de um armazém, capela, entre outras construções similares a de pequenas vilas rurais.
Já no Memorial do Peão, o visitante pode conferir toda história do evento e do rodeio nacional através de fotos, acessórios e equipamentos utilizados pelos tropeiros e competidores dentro do Museu Histórico e Folclórico do Peão de Boiadeiro.
Além disso, o Parque do Peão conta com 12 monumentos que trazem histórias e homenagens como a Galeria de Campeões, que relembra todos os vencedores do rodeio de Barretos, o Monumento ao Peão – uma estátua com 27 metros de altura em homenagem aos competidores; a escultura do Cavalo, assinada pelo artista Alex Periscinoto, monumento ao Touro Bandido, entre outros.
O Rancho do Peãozinho é outro ponto que preserva a cultura. Exclusivo para o público infantil, em uma área de 35 mil metros quadrados, o local realiza diversas ações socioeducativas. Um de seus principais objetivos é apresentar às crianças como é a vida rural. “Temos uma mini fazendinha onde as crianças aprendem um pouco de onde vem o alimento, como vivem as pessoas da zona rural e como era no passado”, explica ainda Hussein Gemha Júnior, presidente da Festa.
Programação
A Festa do Peão de Barretos comemora a 69ª edição de 15 a 25 de agosto. O evento é o maior e mais antigo da América Latina e é realizado no Parque do Peão, localizado em uma complexo de 2 milhões de metros quadrados em Barretos/SP.
A Festa espera reunir cerca de 900 mil visitantes em 11 dias e contará com mais de 100 shows, 5 palcos (Estádio, Amanhecer, Camping, Raízes Sertanejas e Culturando), feira comercial, atrações culturais e infantis, além das competições esportivas no Estádio de Rodeios.
A tradição e a cultura sertaneja são enaltecidas no evento com os concursos da Queima do Alho e de Berrante, além das apresentações artísticas e culturais no palco Raízes Sertanejas e Culturando. A história do universo sertanejo e do rodeio nacional está presente no Memorial do Peão e nos monumentos espalhados no Parque do Peão.