Museu Casa de Portinari tem show de ilusionismo no domingo (23/07)

A programação gratuita ainda traz oficinas de “Ponteira de Lápis”, “Boneco de Fantoche”, “Pintura em Gesso” e de “Arte com Stêncil”, além de jogos, brincadeiras, homenagem ao Dia dos Avós e muito mais atrações que vão fazer o visitante mergulhar no mundo do pintor Candido Portinari.

Até o próximo dia 30 de julho (domingo), o Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, segue com a programação gratuita do projeto “Férias no Museu” e atrações para todos os públicos, em especial, para a criançada brincar, aprender e se divertir.

Na sexta-feira (21/07), será realizada uma “Oficina de Ponteira de Lápis”, com a artesã Mara Silvia Moraes, que vai ensinar a habilidade de criar peças decorativas em EVA. No sábado (22/07), o público também vai soltar a criatividade na “Oficina de Confecção de Boneco Fantoche”, com a artesã Sebastiana Antônia Oliveira. E, no domingo (23/07), é a vez da “Oficina de Pintura em Gesso”, com a artesã Elenice Carla Rosa. As atividades acontecem sempre das 14h30 às 16h.

Foto: Divulgação/Museu Casa de Portinari

Ainda no domingo (23/07), das 10h às 10h45, o projeto “Férias no Museu” promove o show de ilusionismo “O.Batelô”, com o artista Caíque Tostes. O espetáculo traça possíveis e impossíveis diálogos entre truque, arte, tarô, cena, imagem e psicologia. Exibe imagens de amor, encanto, iniciativa e possibilidade, por meio da figura arquetípica do mágico. Cria pontes democráticas entre a linguagem da magia e o mundo concreto num desafio de retorno à utopia, ao lúdico.

E até 30 de julho, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h, o projeto “Férias no Museu” realiza diversos jogos e brincadeiras como pula corda, bola de meia, pião, bugalha, diabolô, bilboquê, bola de gude, quebra-cabeças, amarelinha, peteca, jogo da memória, leitura, desenho livre com lápis de cor e muito mais. São atividades que propõem diversão, criatividade e lazer, em uma interação participativa para o desenvolvimento artístico e social das crianças, e que igualmente contribuem para o fortalecimento das artes e das relações familiares.

A ação “Acervo em Segundos” sempre compartilha curiosidades do Museu Casa de Portinari e sua coleção, nas mídias sociais. Nesta edição, o destaque será a obra “Sacrário” e sua importância para a Capela da Nonna, que Portinari construiu, em 1941, para que sua avó Pelegrina pudesse rezar e fazer suas orações uma vez que ela já não conseguia mais ir até a igreja. O espaço abriga um dos principais conjuntos de obras sacras do artista. Acesse e acompanhe o vídeo no sábado (22/07), às 10h. Instagram: @museucadeportinari | Facebook: /museucasadeportinari

Foto: Divulgação/Museu Casa de Portinari

Na quarta-feira (26/07), às 9h, o Museu vai celebrar o Dia dos Avós, presenteando com exemplares do livro “Portinari Poemas” e uma muda de roseira “Jardim de Portinari”, os três primeiros avós que visitarem a instituição. No mesmo dia, das 10h às 11h, o setor educativo vai promover a “Oficina de Stêncil”, técnica que aplica guache sobre papel de forma a despertar o fazer artístico das crianças.

A programação ainda terá a continuidade da “Instalação Baile na Roça” em celebração aos 100 anos da obra de mesmo nome que Candido Portinari pintou, em Brodowski, durante uma de suas longas estadias por lá, em 1923, mesmo período em que estudava na Escola Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro. Trata-se de uma das obras mais famosas do artista que retrata essa forte tradição do meio rural na qual pessoas “da roça” se reuniam em bailes animados por sanfoneiros (ou tocadores de outros instrumentos da cultura caipira) com ritmos típicos predominantes no interior paulista do século XX.

Nessa ação, uma réplica ampliada da obra “Baile na Roça” foi colocada nos jardins do Museu, junto com roupas idênticas às da época, chapéus e a tradicional sanfona, entre outros objetos retratados no quadro. Desta forma, além de apreciar a obra de Portinari, o público ainda pode “participar” da cena vestidos como seus personagens, e registrar essa experiência com muita diversão.

Outra atração é a Galeria Multimídia, exposição imersiva que projeta nas paredes de uma das salas do Museu, em ordem cronológica, as cerca de 5.400 obras de Candido Portinari registradas no Catálogo Raisonné. Além disso, a instituição também oferece um acervo único de pinturas murais que inclui o conjunto de obras sacras da Capela da Nonna, considerado um dos mais importantes na trajetória do artista, além de vários outros itens da coleção e demais atrações para todos os públicos.

O tour pode ser finalizado na exposição a céu aberto Giardino Portinari, local que apresenta cerca de 20 réplicas ampliadas de obras do artista, em um quarteirão temático, arborizado, aberto ao público e dividido em núcleos. A mostra permanente conta, inclusive, com recursos de acessibilidade e projeto luminotécnico que permite visitações no período noturno. Um lugar de arte, conhecimento e diversão, localizado no final da Avenida Dr. Rebouças (em frente à rotatória que dá acesso aos bairros Bom Jardim e Quebec).

Foto: Divulgação/Museu Casa de Portinari

Férias pela internet

E quem não puder ir até Brodowski, para curtir as férias, pode se divertir com o Museu Casa de Portinari também de casa, pela internet. O site da instituição, dentro da aba “Brincando com Arte”, oferece vários jogos e brincadeiras digitais alusivas ao universo de Candido Portinari, tais como “Quiz Portinari”, “Caça ao Tesouro Online”, “Brinque de Desenhar”, “Capela da Nonna”, “Caça-Palavras”, “Brinque de Colorir”, “Palavras Cruzadas”, “Decifre o Enigma”, “Complete o Percurso”, “Vamos Ligar”, além uma playlist no Spotify, com músicas de compositores apreciados pelo artista, e filtros de Instagram temáticos para que o visitante possa colocar o registro de sua experiência com o Museu literalmente na moldura. Acesse https://www.museucasadeportinari.org.br/brincando-com-arte/ e brinque de aprender!

 

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h. (YouTube: /casadeportinari |Instagram: @museucadeportinari | Facebook: /museucasadeportinari).

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta