Cravinhos promove Semana de Mobilização dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Apresentações teatrais e musicais, palestras, rodas de conversa e vivências foram as atividades que estiveram na programação da Semana da Pessoa com Deficiência

O município de Cravinhos realizou a 2ª Semana Municipal em comemoração a Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cravinhos, que foi realizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e teve como tema: “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”.

O evento nesse ano contou com a participação das escolas municipais de Ensino Fundamental, bem como técnicos do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, entre outros órgãos do município cravinhense. A abertura aconteceu no Centro de Lazer da EMEB. “Antonio Joaquim da Silva” e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Wagner Perez; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Silvia Damião; a supervisora de Ensino, Ivana Jordão e a coordenadora do NAPEC, Tarsila Olivito. Além dos vereadores Irmão Carlos, Luís Siqueira e Gil Bis.

Durante a abertura aconteceram as apresentações da Brinquedoteca Municipal “Zé Cabeleira”, Projeto Guri e a APAE de Cravinhos.

O segundo dia do evento aconteceu no Centro de Referência do Idoso (CRI). E contou com a apresentação do coral da AFABAN Ribeirão Preto e da Brinquedoteca Municipal “Zé Cabeleira”. E também teve a palestra da fisioterapeuta Acácia Pessoa sobre SAF – Síndrome Alcoólica Fetal, e da presidente do Conselho Municipal do Direito das Pessoas com Deficiência de Cravinhos, Silvia Damião.

E se encerrou com uma roda de conversa com o jornalista Gabriel Sanitá Pereira, autor do livro “Nem te Contos”, que encantou a todos com sua história de superação.

“Nesse ano tentamos fazer uma programação ainda mais diversificada, assim atendemos tanto os profissionais e técnicos da área, bem como levamos a conscientização para as nossas crianças e adolescentes”, diz Wagner Perez.

O terceiro dia do evento aconteceu contou com uma Gincana entre as escolas municipais de Ensino Fundamental: “Antonio Joaquim da Silva”, “João Nogueira”, “Maria Virgínia Matarazzo Ippólito” e “Moacyr Martins dos Santos” e a APAE de Cravinhos.

O objetivo era que os estudantes participassem de brincadeiras e pudessem vivenciar como são as pessoas com algum tipo de deficiência. O evento foi realizado pelo NAPEC e a APAE, com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. E acima da competição sadia, foi a integração entre todos, mas no final quem levou o troféu foi a EMEB. “Antonio Joaquim da Silva”.

E para fechar a 2ª Semana Municipal em comemoração a Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cravinhos, ocorreu na quadra poliesportiva da EMEB. “Antonio Joaquim da Silva” a apresentação da Fanfarra da APAE e um jogo amistoso entre o time da APAE de Cravinhos e a equipe Sub-15 da Secretaria Municipal de Esportes. Partida que terminou empatada em 3 a 3.

Autor

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: