Cartão ‘Identidade Jovem’ possibilita descontos para pessoas entre 15 e 29 anos

Quem quiser se inscrever e utilizar a ID Jovem precisa ter entre 15 e 29 anos, a renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos e deverá ter em mãos o NIS

Muitos jovens entre 15 e 29 anos, de baixa renda, desconhecem que podem ter diversos descontos em evento artísticos-culturais e esportivos, bem como se isentar da passagem do ônibus interestadual e também do valor da inscrição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Entretanto para ter direito as pessoas que se enquadram nessa faixa etária precisam se inscrever no Cadastro Único.

“Os jovens de baixa renda as vezes desconhecem de alguns benefícios que podem conseguir, entretanto a Assistência Social em parceria com o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) quer que todos entre 15 e 29 anos se inscrevam no Cadastro Único para que assim possam receber a Identidade Jovem”, diz o secretário de Assistência Social de Cravinhos, Márcio Luís de Lima Barroso.

Inscrição no Cadastro Único e o número do NIS são as chaves para o acesso da carteirinha virtual
Inscrição no Cadastro Único e o número do NIS são as chaves para o acesso da carteirinha virtual

O Decreto de criação do ID Jovem é de 2015 e o projeto foi proposto pelo deputado federal Antonio Bulhões (PRB/SP). A Identidade Jovem (ID Jovem) é válida por 180 dias, e a mesma deverá ser sempre renovada, caso o usuário tenha interesse.

Quem quiser se inscrever e utilizar a ID Jovem precisa ter entre 15 e 29 anos, a renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos e deverá ter em mãos o NIS (Número de Identificação Social), que se encontra no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho.

Vale salientar que para fazer a inscrição todos devem procurar o Setor de Cadastro Único em sua cidade, sendo que a relação pode ser conhecida através do site www.caixa.gov.br/cadastros/cadastro-unico

Veja alguns detalhes do ID Jovem

O que é o ID Jovem

A Identidade Jovem, ou ID Jovem, é o novo cartão virtual que possibilita acesso aos benefícios:

– Meia entrada em eventos artísticos-culturais e esportivos

– Vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte interestadual (ônibus, trem ou embarcação)

Obs: Reserva, por viagem de 2 vagas gratuitas em cada veículo de transporte interestadual. Esgotadas as vagas, são disponibilizadas mais 2 com desconto de 50%, no mínimo. A reserva é válida até 3 horas antes da saída.

Como emitir o ID Jovem

O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos pela tela do smartphone ou impresso pela página da internet. Para emitir o ID Jovem, deverá primeiro fazer a inscrição no Cadastro Único e depois acessar http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: