Cravinhos promove 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
O evento contou com a participação de mais de 100 idosos da cidade, além de diversas autoridades municipais e pessoas da sociedade civil.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050; isso representará um quinto da população mundial.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo, e, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.
Diante desses números, os governos precisam pensar em políticas públicas que atendam de forma adequada e eficaz essa parcela numerosa da população. Na Economia, pesquisadores afirmam que a Previdência Social precisa se projetar para os próximos anos e planejar sua estrutura financeira para atender essa demanda.

Foto: Kennedy Oliveira
Diante dessa nova realidade sobre a longevidade brasileira, O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e a Secretaria de Assistência Social, promoveram na terça-feira (27/05), a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa”, que aconteceu na sede do CRI (Centro de Referência do Idoso) e teve como tema: “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
O evento contou com a participação de mais de 100 idosos da cidade, além de diversas autoridades municipais e pessoas da sociedade civil, que puderam discutir cinco eixos principais, posteriormente realizar propostas em âmbitos municipal, estadual e federal, que devem ser cumpridos nos próximos dois anos.
“Muito importante essas Conferência, porque permitimos que as pessoas tenham sua voz, solicitem o que necessitam e também ajude a nossa administração municipal a melhorar cada dia”, avalia o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.

Foto: Andreza Cordeiro
O objetivo foi promover debates e reflexões sobre os desafios e oportunidades do envelhecimento em uma sociedade multicultural. A conferência destacou a importância da equidade, da efetivação de direitos e da ampliação da participação cidadã das pessoas idosas.
“Essa Conferência foi pensada em possibilitar a participação do idoso, e acredito que em parceria com o Conselho da Pessoa Idosa fizemos valer a voz de cada um que esteve presente”, afirma o secretário municipal da Assistência Social, Márcio Barroso.
A palestra principal do evento ficou por conta de Fernando Magno, pós-graduado em Gestão e Serviço Social, e especialista em desenvolvimento social. Coube ao palestrante explicar cada um dos eixo (ver tabela), e ainda iniciar os debates em cada um deles.
“Parabenizar a administração municipal de Cravinhos pela realização dessa Conferência que possibilita ouvirmos as sugestões para âmbito municipal, estadual e federal”, diz Fernando Magno.

Foto: Andreza Cordeiro
O prefeito Itamar Bueno ainda fez questão de homenagear atletas e Comissão Técnica que participaram dos JOMI (Jogos da Melhor Idade), em Barretos. E ainda aconteceu uma apresentação musical pelo músico “Seu” Benê.
Ao final da Conferência aconteceu a eleição de representantes de Cravinhos na Conferência Estadual, sendo eleitos Sr. Benedito Augusto Coste (Seu Benê) como Delegado e a Sra. Lúcia Helena Gonçalves de Sousa, como suplente.
Vale salientar que se fizeram presentes diversas autoridades municipais de Cravinhos e região, entre elas: o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dulcinea Bueno; o vice-prefeito, Yann Carrascosa; o secretário municipal da Assistência Social, Márcio Barroso; a presidente do CMDPI, Silvana Ferreira Santos; representante da DRADS, Paulo Roberto Saraiva; diretora do Departamento de Assistência Social de Pradópolis, Ana Maria Ferreira; diretora do departamento da Pessoa Idosa de Pradópolis, Adjna Mendonça; presidente da Câmara Municipal de Cravinhos, Luís Carlos Siqueira; secretária municipal de Educação, Márcia Fernandes Donato; secretária municipal da Cultura e Turismo, Andréa Gaspar; secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Vanderson Carniel; secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Wagner Jandozo Perez; coordenadora do CRAS de Pradópolis, Ariadne Decrek; e os vereadores de Cravinhos, Eduardo Estela, Tiago Vicentin, Gerson Carrascosa, Tiago Carrascosa, Vitor do Tadeu do Maninho e Zé da Bicicletaria.
Eixos Trabalhados
Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.