Cravinhos se une no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes
O Disque 100 é um serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
Em 18 de maio foi o “Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”. A data foi escolhida, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
A proposta do dia 18 de Maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar do combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. É preciso garantir a todos jovens o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Por isso mesmo o município de Cravinhos se mobilizou no sábado (17/05) para alertar a todos sobre o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Diversas atividades puderam ser realizadas no parque ecológico e contou com um grande público.
“Não somente em um dia, mas em todo o ano nossa administração municipal está trabalhando para combater o abuso sexual de crianças e adolescentes. E continuaremos realizando todos os projetos que forem necessários”, avalia o vice-prefeito de Cravinhos, Yann Carrascosa.
Para que a mobilização tivesse um grande efeito e atingisse o maior número de pessoas possíveis foram realizadas parcerias entre todas as Secretarias Municipais da cidade, além do Fundo Social de Solidariedade, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), que estiveram reunidos em diversas ações.
“A parceria entre todos possibilita com que possamos tratar o tema de forma mais ampla, e assim prevenir e ajudar nossas crianças e adolescentes contra o abuso sexual. Caso precise denuncie 100 é grátis e a pessoa terá o anonimato preservado”, diz o presidente do CMDCA de Cravinhos, Leandro Maurício.

O evento contou com a apresentação de duas peças teatrais “Pode ou não pode” e “O Diário Dela”; Fanfarra da APAE de Cravinhos; Coral da Creche das Irmãs Franciscanas; Dança da Casa da Criança; Percussão e Dança do Projeto Educação Integrada; e percussão da ONG SARA. Além de Oficina de Artesanato de Biojoias com o Instituto Cultural Maestro Elven Nunes.
“Agradecer a participação de cada um durante o evento, e ressaltar a importância deste trabalho constante pela administração municipal, que combate o abuso sexual de crianças e adolescentes”, ressalta o secretário municipal de Assistência Social de Cravinhos, Márcio Barroso.
O Disque 100 é um serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, mas as pessoas também podem denunciar diretamente no Conselho Tutelar de Cravinhos, que fica localizado na Rua Manoel Amaro, 154 (atrás do terminal rodoviário).
Vale ressaltar que foram sorteados diversos brindes oferecidos pela empresa Aditek.