Festival de Pipas reúne diversão e conscientização

Evento aconteceu em praça do bairro Jardim Bothânico e contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, que puderam se divertir muito com suas pipas, papagaios e raias.

A administração municipal de Cravinhos, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu no domingo (28/07), o 1º Festival de Pipas de Cravinhos, em que crianças, adolescentes, adultos e idosos se reuniram para se divertirem e mostrar que a tradicional brincadeira ainda pode acontecer de forma saudável e sem a utilização de cerol.

“Nosso objetivo maior foi valorizar as tradições culturais e mostrar para a nova geração que soltar pipa pode ser muito prazeroso, e que todo mundo se diverte sem ter que ficar um cortando a pipa do outro”, comenta a secretária da Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.

O evento aconteceu em uma área verde no bairro Jardim Botânico, local que já é utilizado rotineiramente pelos praticantes e apreciadores da arte de soltar e confeccionar pipas. E uma equipe ainda teve o prazer de fazer pipas de forma gratuita as crianças que estavam sem, assim possibilitando que brincassem no local, e posteriormente as levassem e também pudessem se divertir em outros locais.

“A pipa é uma arte e tem muitos apreciadores dessa tradição. Quem veio pôde ver até como fazer uma pipa e que é possível se divertir muito com essa brincadeira”, diz um dos apaixonados pela arte de pipa e que já participou de diversos campeonatos, Alexandre Aparecido Domingos.

O Festival de Pipas contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, que puderam mostrar suas pipas, papagaios e raias, e no final 9 foram premiadas utilizando os critérios de a) O participante de menor idade; b) O participante com maior idade; c) A maior pipa, papagaio ou raia; d) A menor pipa, papagaio ou raia; e e) A mais criativa pipa, papagaio ou raia.

“Quero agradecer a equipe da Secretaria de Cultura que esteve presente, o pessoal do SAMU e Polícia Militar que deram total apoio ao evento, equipe da Garagem Municipal e todos os funcionários que se prontificaram em nos ajudar para mais um evento. Além da população que foi ao evento e pôde se divertir muito”, diz a secretária da Cultura e Turismo.

Vale salientar que o Festival também fez questão de unir a diversão e conscientização, isso porque além de garantir um domingo de lazer, a Secretaria de Cultura orientou as famílias participantes sobre os riscos do uso do cerol.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta