IBGE reúne representantes para apresentar planejamento do Censo 2022

A princípio, o Censo seria realizado em 2020, mas foi adiado devido à pandemia por Covid-19.

A agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou na terça-feira (01/02), nas dependências da Câmara Municipal de Cravinhos, reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (REPAC). O objetivo foi apresentar para os representantes do município como será o trabalho do Censo Demográfico de 2022 e buscar apoio para a realização dessa que é a pesquisa que apura a realidade de todo o país em números e informações.

O coordenador censitário da Sub-Área de Cravinhos, Lucas Gerardi, destacou que o censo terá início em 1º de junho de 2022, em todo o país, com duração de três meses.

“Nessa primeira reunião discutimos assuntos como implantação do posto de coleta na cidade, locais de treinamento dos aprovados no processo seletivo, parcerias para o transporte dos recenseadores, entre outros pontos importantes”, comenta Lucas Gerardi.

A princípio, o Censo seria realizado em 2020, mas foi adiado devido à pandemia por Covid-19. O primeiro censo realizado no Brasil em 1972 e, a partir do segundo, datado de 1990, passou a ocorrer a cada dez anos. O último levantamento do tipo feito pelo instituto foi em 2010.

Foto: Divulgação

“As informações do Censo 2022 nos ajudam no planejamento da cidade, a pensar políticas públicas na saúde, na educação, na área social, no saneamento básico, nos mais diversos setores”, revela o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.

Os dados do Censo Demográfico 2022 servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios – FPM, que é dividido de acordo com a população residente nos municípios. As entrevistas serão georreferenciadas, criando uma importante ferramenta para saber a concentração da população em bairros e localidades, o que contribuirá no planejamento do município permitindo, como por exemplo, a melhor escolha de locais para construção de futuras escolas, creches e postos de saúde.

No município de Cravinhos participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente e Política Agrícola, Vanderson Carniel, e a chefe do Controle Interno, Francine Gallo.

Foto: Divulgação

33 vagas abertas no Processo Seletivo

Para a aplicação do Censo será realizado um processo seletivo, no mês de abril com todos os que se inscreveram, para recrutamento de recenseadores (29 vagas), agente Censitário Superior (1 vaga) e agente Censitário Municipal (1 vaga). Totalizando 33 vagas.

No link https://censo2022.ibge.gov.br/ é possível acessar os questionários que serão aplicados na pesquisa, assim como outras informações.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: