Prefeitos da região se reúnem pela Região Metropolitana

O trabalho em conjunto com todos os municípios possibilitará frutos futuros, como por exemplo, geração de emprego e renda, melhorias no transporte público, saúde de qualidade, entre outros fatores.

O prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos; e o vice-prefeito, Itamar Gomes Bueno se fizeram presentes na quarta-feira (08/02), no Palácio Rio Branco, em Ribeirão Preto, onde se reuniu com mais 33 chefes do Executivo da região, durante a primeira reunião dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

Durante o encontro foi explicada a necessidade da criação do Conselho de Desenvolvimento e suas atribuições, bem como se tratará de um conselho Normativo e Deliberativo.

“Tudo o que for debatido, discutido e aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento será executado pela Emplasa”, explicou o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita.

O trabalho em conjunto com todos os municípios possibilitará frutos futuros, como por exemplo, geração de emprego e renda, melhorias no transporte público, saúde de qualidade, entre outros fatores.

“Esse é um novo passo para o desenvolvimento regional, além de termos a possibilidade maior de conseguir recursos financeiros para as mais diversas áreas, entre elas Saúde, Educação, Social, Esporte, entre outros. Além dos municípios ganharem crédito para conseguir financiamentos, inclusive internacionais”, comenta o prefeito de Cravinhos.

A Lei Complementar nº 16/2016 sancionada pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em 7 de julho de 2016, determinou a criação da região metropolitana. Essa é a primeira unidade regional do Estado fora da Macrometrópole Paulista.

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto é composta pelos municípios de Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiuva, Tambaú e Taquaral.

Sua composição populacional é estimada em 1,6 milhão de habitantes, representando 3,7% do Estado e 0,81% do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014.

Durante a reunião também se fez presente o o secretário estadual de Logística e Transportes, Alberto José Macedo Filho, que esteve representando o Governador Geraldo Alckmin.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: