Assaltos em condomínios

Com o aumento no número de ocorrências, cuidados devem ser redobrados

Dentre tantos benefícios de se morar em condomínios verticais ou horizontais, um dos mais destacados sempre foi a segurança, mas infelizmente, ninguém está 100% seguro.

Os dados mais recentes sobre isso foram publicados em matéria do G1 e apontam que o número de roubos e furtos a condomínios, no estado de São Paulo, cresceu 56% neste ano, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Mesmo com investimentos em aparelhagem de segurança predial, muitos dos casos de assalto poderiam ser evitados mais facilmente porque na maioria dos roubos, os criminosos usam as velhas táticas de se passarem por moradores, entregadores de encomendas ou amigos dos condôminos.

Ainda nos deparamos com situações como a liberação de visitantes e prestadores de serviços sem a devida checagem de autorização do morador. Também é comum a falta de checagem por parte dos porteiros, das pessoas que estão no veículo autorizado a entrar no condomínio e sua placa, o que é errado, pois não se deve basear apenas pelo modelo e cor do carro, as quadrilhas estudam bem os locais que atacarão e podem muito bem conseguir veículos semelhantes aos dos moradores para terem acesso ao local.

Sempre falo que não adianta o condomínio ter um aparato tecnológico de ponta se a equipe de portaria e os moradores ignoram algumas ações que promovem a segurança preventiva.

A tecnologia é sim uma forte aliada para garantir a segurança, são inúmeras as inovações para auxiliar o trabalho da portaria e dos vigilantes, mas para se ter um resultado mais efetivo, os colaboradores devem ser bem capacitados e ter treinamentos constantes para que estejam sempre aptos a seguirem as normas de segurança.

E os moradores, que também são uma peça importante nesse processo devem seguir as regras já discutidas em assembleias e que constam na convenção condominial, mesmo que seja chato ter de sair do conforto do sofá e ir à portaria para buscar aquela tão esperada pizza.

Autor

Robinson Cardoso

Robinson Cardoso é administrador e diretor do Grupo Arcon Administração e Terceirização.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: