Tome cuidado ao deixar sua casa sozinha no fim do ano

Medidas de segurança garantem tranquilidade ao morador

Com o início do período de férias escolares e das festas de Natal e Réveillon, muitas pessoas aproveitam essa época do ano para viajar. Se você é um desses felizardos que botará o pé na estrada, não deixe de adotar alguns cuidados básicos se for deixar sua casa sozinha.

Para quem mora em condomínio, seja ele vertical ou horizontal, é importante avisar aos porteiros e síndico sobre sua ausência e quantos dias ficará fora. Deixe também seu telefone ou e-mail, pois se houver algum problema com sua casa, você será mais facilmente contatado. Se a viagem for ao exterior, deixe o contato de alguém de sua confiança no Brasil.

Se for deixar algum bichinho de estimação para um amigo, parente ou funcionário cuidar, lembre-se de informar ao síndico e ao porteiro quem está autorizado a entrar em sua residência enquanto estiver fora. De preferência, deixe uma autorização por escrito.

O ambiente de condomínio costuma ter uma característica de mais segurança, mas ainda assim, todo cuidado é pouco. Por isso, evite divulgar o itinerário de sua viagem e tente agir com mais discrição, não alardeando tanto a sua ausência. Infelizmente, nem todo condomínio conta com profissionais terceirizados, que se forem contratados por uma empresa séria, passam por um processo seletivo mais rigoroso.

Deixe todas as luzes desligadas. Ao contrário do que muitos acreditam, luzes ligadas durante o dia e a noite, indicam que a residência está sozinha.

Site para Imobiliárias ou Corretores de Imóveis à partir de R$200

Desconecte da tomada os aparelhos eletroeletrônicos que possam ficar desligados e verifique se fechou o registro do gás. Se possível, feche também o registro da água, essas atitudes simples evitam acidentes e problemas indesejados.

Os cuidados com a segurança de seu lar enquanto você estiver fora não devem se restringir apenas a ações criminosas. Pequenas atitudes como as que citei acima, previnem eventuais acidentes e desperdícios, como vazamentos de água ou gás, por exemplo.

Melhor do que viajar é poder viajar tranquilo, sem ter de se preocupar com surpresas desagradáveis na volta.

Para quem fará as malas neste fim de ano, os meus votos de uma boa viagem!

Robinson Cardoso

Robinson Cardoso é administrador e diretor do Grupo Arcon Administração e Terceirização.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: