Projeto Colhendo Memórias disponibiliza trilha sonora no Spotify

São 12 canções que falam de situações cotidianas vividas pelos trabalhadores rurais; projeto é desenvolvido no Museu da Cana de Pontal (SP)

O Colhendo Memórias disponibilizou no Spotify a trilha sonora das canções que compõem a peça de teatro “Colhendo Memórias”, apresentada durante visita ao Museu da Cana de Pontal (SP), referente ao projeto. Ao todo, são 12 músicas inéditas, compostas por Dino Bernardi, Lucas Oliveira e Ana Luiza Gentil.

A peça conta de forma lúdica a história dos moradores da fazenda Engenho Central, que abriga o Museu da Cana, e suas canções falam de situações cotidianas vividas pelos trabalhadores rurais e pelas pessoas do campo de modo geral. “O Caminho da Agulha”, “Fé na Vida”, “Bolo de Fubá”, “Oh de Casa”, entre outros, são os nomes escolhidos para as músicas, que trazem em suas melodias e instrumentos o toque caipira. Todas podem ser conferidas no https://spoti.fi/39OgwfA.

Foto: Divulgação

“Após a primeira edição do projeto em 2018, sentimos a necessidade de oferecer aos educadores a trilha do teatro como mais um recurso pedagógico disponibilizado pelo projeto para complementar sua ação educativa”, afirma Maria Esteves, proponente executiva do Colhendo Memórias. Ela também conta que, para a versão 2019, foi gravado um CD com músicas exclusivas do projeto e entregue aos educadores. “Então resolvemos liberar seu acesso público por meio de plataformas de streaming, como forma de democratização de acesso.”

O Colhendo Memórias tem como objetivo difundir a história do trabalhador rural evidenciando seu protagonismo na cadeia do setor sucroenergético. Na segunda edição, realizada de agosto a dezembro de 2019, o projeto conseguiu atingir cerca de 700 crianças, sendo a maior parte delas alunos do 4º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas de Pontal.

Foto: Divulgação

Realizado em parceria entre Comunica Relações Públicas e Museu da Cana, por meio do ProAC ICMS – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, patrocínio da Biosev, e apoio institucional da Prefeitura de Pontal, o projeto é uma iniciativa do Museu da Cana para preservação do patrimônio cultural imaterial acolhido na fazenda Engenho Central de forma a reconhecer e promover a diversidade cultural manifesta na região.

O Colhendo Memórias oferece às crianças o contato com a cultura caipira em todos os momentos: na chegada acompanhada por um cortejo; no café da manhã ou da tarde, com as delícias típicas da culinária como bolo de fubá; no teatro que tem como base as histórias de moradores do Engenho Central; nas rodas de ciranda; e na confecção de estandartes.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: