Regras para usar e abusar dos tapetes

O tapete não é apenas uma decoração para o ambiente, ele tem funções e algumas regrinhas bem bacanas. Vou falar um pouco de como você pode usar e abusar dos tapetes na sua casa.

Pode ser liso, estampado, de fibra natural, algodão, sintético, quadrado, retangular, redondo, tanto faz. A regra principal é, use e abuse e não se prenda a seguir padrão de combinação em ambientes integrados se não quiser.

– Sala de estar

Para esse ambiente a escolha deve ser do maior tapete, porém com cautela para não se tornar um carpete.

Ele deve ser de um material mais resistente, pois é o local de maior fluxo. O tapete deve sempre acomodar todos os móveis do ambiente, trazendo uma sensação de amplitude. Porém os móveis laterais como, mesinhas, vasos ou aparadores podem ficar fora, mas nunca se esqueça da regra do tapete passar 10cm dos pés do sofá.

– Sala de jantar

As duas funções principais para um tapete na sala de jantar são: criar uma moldura para a mesa e a facilidade na movimentação das cadeiras.

A regra nesse ambiente é que o tapete deve ultrapassar 70cm a 1 metro do tampo da mesa, uma medida boa para acomodar as cadeiras mesmo em uso. E se a sala de jantar for integrada a outros ambientes, não precisa combinar os tapetes em cores e modelos, apenas se atente a cores que conversem entre si. E o tapete deve seguir o modelo da mesa, redondo, quadrado ou retangular.

– Sala de TV

Nesse ambiente a regra principal é conforto e acústica. A dica é escolher um tapete daqueles bem fofinhos, com a altura do fio de 10cm ou 15cm. Afinal todo mundo gosta de se jogar no chão para assistir aquele filme ou “maratonar” uma série.

O tamanho deve sempre agregar os móveis e ultrapassar 10cm do pé do sofá.

– Quarto

Ninguém merece acordar de manhã e tacar o pé no chão gelado. Vejo o tapete como fundamental no quarto, na beirada da cama. E a dica é escolha os modelos fofinhos e aconchegantes.

A regra é que ele deve ultrapassar 70cm da largura da cama e não precisa se preocupar em envolver o criado mudo. A opção de passadeiras é mais em conta.

– Closet

Nesse ambiente se anda o tempo todo descalço, então a dica é escolher um modelo aconchegante. A regra para o closet é um tapete que cubra todo o ambiente e que não atrapalhe a abertura das portas.

– Banheiro

No banheiro é essencial ter tapete. A escolha deve ser dos modelos laváveis. O de algodão ou atoalhado são uma boa escolha. Você pode colocar um tapete que cubra a parte central do banheiro e ter aquele reservado apenas para a saída do banho, que evita a “molhação”.

A dica aqui é que não precisa mais daquele monte de tapetinho um para cada louça. Um grande e central está ótimo.

– Cozinha

A principal função do tapete na cozinha é para evitar escorregões na área molhada. A dica é usar materiais laváveis e/ou sintéticos de fácil limpeza. A regra aqui são as passadeiras que devem cobrir a área total da pia e do fogão.

E para finalizar tem o tapete da entrada da casa. Sim esse é o mais importante, pois serve para a limpeza dos sapatos e evitar levar a sujeira externa para dentro de casa. Mas sinceramente, seguir a tradição dos orientais não é nada feio. E deixar os seus sapatos e os das visitas do lado de fora é um bem que você está fazendo para a sua saúde e a da sua família. Assim como limpar as patas dos animais de estimação depois dos passeios na rua.

Você pode providenciar um móvel estilo sapateira para que os sapatos fiquem acomodados ao lado da porta da entrada, evitando assim aquele acúmulo de sapatos na entrada de casa.

Babi Sant'Anna

Cenógrafa, Designer de Interiores. Cursando o último ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Nove de Julho em São Paulo. Atuante no mercado há quatro anos em decoração, cenografia e projetos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: