Novembro azul: a vez dos homens se cuidarem

*Pablo Melo

novembro-azul-a-vez-dos-homens-se-cuidarem

Este mês é especial para os homens, pois nos alerta a termos uma nobre postura. Para você mulher que possui um homem, marido, namorado, amigo que está sempre ao seu lado, esse texto será muito útil para também poder ajudá-lo.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens no Brasil, em sua maioria acima de 50 anos. Também devemos levar em consideração fatores genéticos (pessoas que na família apresentaram em algum momento da vida câncer de próstata), maus hábitos alimentares, obesidade e sedentarismo. Desta forma, devemos considerar que há casos de homens em que a doença se manifesta antes dessa idade.

Existem dois grandes perigos. O primeiro é a fase inicial da doença, que de maneira silenciosa cresce lentamente sem apresentar sintomas. A sensação da bexiga que não esvazia completamente e o sangue na urina são sinais de uma fase mais avançada. Diante disso, entro no segundo grande perigo, o preconceito, pois o diagnóstico precoce é essencial para cura do câncer. Qual o homem que nunca fez uma brincadeirinha com essa situação?

Sabemos que existem outros exames como o teste de antígeno prostático (PSA) e a ultrassonografia, mas grande é a eficácia do toque retal.

Para evitar o câncer de próstata, de forma segura e eficaz, é necessário ter uma alimentação balanceada, rica em frutas e legumes e com baixa quantidade de gordura; praticar exercícios físicos (encontre uma atividade física que combine com você, com o seu gosto e rotina diária, só não deixe de fazer); e manter o controle sobre o seu peso, o que pode estar ligado diretamente aos hábitos alimentares e à atividade física.

Devemos ficar atentos e não perder tempo em nos prevenir! Quantos filhos estão sem pai e quantas esposas sem seus maridos devido a maus hábitos, à falta de zelo com o corpo e ao preconceito.

Precisamos ter maturidade suficiente para perceber que não somos indestrutíveis, a nossa masculinidade também possui suas fragilidades e precisa ser cuidada.

O homem que cuida de si terá mais tempo e oportunidade de cuidar daqueles que ama, de sua família.

Fique atento! O homem sábio vive cada tempo de acordo com as suas reais necessidades.

* Pablo Melo é farmacêutico, membro da Comunidade Canção Nova e gerente do Posto Médico Padre Pio, em Cachoeira Paulista (SP).

 

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *