Café du jour: Café Monjolo Queimado

Fui presenteada com um kit do Café Monjolo Queimado e o Café du Jour trouxe as observações dessa experiência. Os grãos são 100% Arábica e o kit é composto com duas torras, uma Média e outra Escura e uma linda xícara de 50mL.

A fazenda está localizada no sul de Minas Gerais e produz três tipos desse grão cultivado: em grãos (embalagem branca), torra média (embalagem bege) e torra escura (embalagem preta).

Descrição da fazenda,

“(…) este pedaço de chão a 1.100m de altitude não foge à regra da vocação da região para o cultivo do café.  Além dele, são também cultivados abacateiros e lavouras anuais de milho, soja e trigo. Aveia e capim são preparados para o feno. (…) Um centro de treinamento abriga cães da raça Border Collie, que são preparados para trabalho de pastoreio. (…) Diversificar e agregar valor à produção, produzir de modo sustentável e integrado, viver com qualidade, são esses os nossos propósitos. Trabalhando conosco, os filhos, terceira geração de nossa família, marcam presença nessa história que, esperamos, possa ser contada por muitos e muitos anos…”

Café Mojolo Queimado é produzido numa fazenda familiar não especializada em café apenas, mas também abacate, feno, milho, soja, trigo, etc. Outra preocupação é preservar a mata nativa da região onde abrigam animais e plantas. Uma fazenda produtora que não visa só lucro, mas em deixar um mundo melhor para as futuras gerações dos que aqui passarão.

Os produtores sugerem no preparo a utilização de uma colher (sopa), cheia, para um copo de água (+/- 250mL). Seguimos a sugestão e foi uma incrível experiência, porém, os produtores pontuam que a medida correta deve ser aquela que atenda melhor o seu paladar.

O primeiro a ser experimentado foi o de torra escura, o aroma é marcante e o retrogosto é excepcional. Depois preparamos o torra média, talvez tenha sido um erro amador, pois o torra média deveria ser o primeiro a ser degustado. Seguimos a ordem que eles vieram dispostos na caixa, sem nos preocuparmos com a torra. O médio é mais suave (óbvio!) de retrogosto menos marcante comparado ao escuro porém o aroma entre eles é muito similar.

Aprovados e RECOMENDADOS!

Em Ribeirão Preto pode encontrá-los no Empório Santa Therezinha no Shopping Iguatemi, ou podem visitar o site http://fazendamonjoloqueimado.com.br/ e entrar em contanto com os produtores.

Bom final de semana a todos! Desfrutem e fiquem ligadinhos no @cafedujour88

Autor

Catinha Caum

Formada pelo Google, mestrado feito por Momentos e o título de doutorado veio pela experiência em infinitas xícaras de café. Venha aproveitar comigo o melhor momento do dia... a pausa para o café!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *