Série: O parto – FASE LATENTE

O trabalho de parto começou, mas ainda não é efetivo.

A fase latente do trabalho de parto costuma ser a mais longa e a palavra de ordem é PACIÊNCIA. As contrações passam a ter um ritmo e uma regularidade, porém ainda curtas e com um maior tempo de intervalo entre elas.

As contrações do trabalho de parto podem ser comparadas com ondas do mar: percebemos elas vindo, ficando maiores e depois indo.  Pode ser que venha uma mais forte, que te “assusta”, enquanto outras vêm mais suaves, mas logo vão embora.

Foto: Divulgação

Esta fase é marcada por alterações no colo do útero como amolecimento, afinamento e apagamento para que, assim, a dilatação aconteça. A mulher costuma passar por esta fase no conforto de sua casa, pois ainda não há necessidade de ir para a maternidade (havendo possibilidade de internação precoce). 

Foto: Divulgação

Dicas para passar por esta fase: Descanse! Faça atividades que te relaxem. Assista séries, filmes, leia livros, se alimente e se hidrate. Mantenha a calma e tenha paciência para deixar o processo rolar.

Beatriz Delapieri

Fisio Pélvica, Doula, geminiana, faladeira e privilegiada por acompanhar mulheres se transformando diariamente. Fisioterapeuta Especializada em Saúde da Mulher com ênfase em Obstetrícia pela Federal de São Carlos há pouco mais de 3 anos. Vivendo o propósito de cuidar, desbravar e libertar a saúde pélvica de mulheres em todas as fases de suas vidas com muito amor e educação em saúde.

Deixe uma resposta