Idade Gestacional: Como é calculada?
Pelo ultrassom, pela data da última menstruação ou da concepção? Entenda.
A gravidez dura em média 280 dias, contados a partir da Data da Última Menstruação (DUM). É comum confundirmos isso, pois muitas gestantes acreditam que a contagem inicia-se a partir da data da concepção.
Com a DUM fazemos o cálculo da Data Provável para o Parto (DPP), que é o dia em que a gestação completa 40 semanas. As semanas entre essas datas são as que marcam o decorrer da gestação, por exemplo: 22 semanas e 3 dias ou 22+3. Nem sempre o cálculo dá certo, pois é levado em consideração ciclos menstruais regulares de 28 dias e nem todas as mulheres têm ciclos assim.
Nesses casos, o cálculo da idade gestacional é feito com base no ultrassom realizado ainda no primeiro trimestre, pois é o período mais confiável para se obter essa informação.
Atualmente as gestações são contadas em semanas, o que gera certa confusão por estarmos acostumados com a contagem em meses. Há quem diga que em meses era “mais fácil”. Acontece que a contagem em semanas pode nos dizer com mais precisão os marcos de desenvolvimento da gestação e do bebê.
Uma gestação normal varia entre 37 e 42 semanas. A diferença de 5 semanas é subdividida em termo precoce, termo pleno e termo tardio, levando em consideração a taxa de possíveis complicações que podem ocorrer com o recém-nascido em cada semana deste intervalo de tempo, principalmente, respiratórias.
Nem sempre essa conta fecha, poucos bebês nascem espontaneamente na DPP, mesmo com o cálculo feito corretamente. Como sempre digo, parto é imprevisível. Existe uma variação biológica natural tanto no ritmo de maturação do bebê quanto no momento do parto, que espera-se que seja iniciado espontaneamente.