Escola de Cravinhos realiza entrega de lenços arrecadados em campanha

Campanha que é conhecida internacionalmente também é realizada em Cravinhos, que tem diversas ações de prevenção, colaboração e atividades.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Diversas campanhas são realizadas durante todo o ano no Brasil, mas em especial no “Outubro Rosa”, quando as ações são intensificadas para a prevenção, identificação e possível tratamento da doença na fase inicial. No município de Cravinhos a escola municipal “João Nogueira” tomou a atitude de fazer uma campanha para doação de lenços, com o objetivo de serem destinados para pacientes que estão em tratamento no município, bem como ao Hospital do Amor, em Barretos.

“Muitas mulheres, enquanto enfrentam o tratamento contra o câncer, perdem os cabelos e, junto deles, uma parte considerável de sua esperança e autoestima. O bom estado de espírito é fundamental nesta fase no combate à doença. Sentir-se bela e feminina importa muito na qualidade de vida e recuperação da saúde dessas mulheres. Por isso decidimos realizar essa campanha que contribuirá para o resgate da autoestima”, explica a diretora da EMEB. “João Nogueira”, Márcia Fernandes Donato.

Entrega realizada pelos alunos à secretária da Saúde de Cravinhos, Roberta Meneghetti
Foto: Lucimara Souza

A campanha “Doe um lenço, doe amor” que começou internamente com os alunos da escola, “ganhou” ainda mais divulgação, inclusive com o apoio do comércio, costureiras e a sociedade civil em geral.

“Queremos parabenizar a iniciativa da direção, coordenação, professores, funcionários e alunos da instituição de ensino. Além de auxiliar para a autoestima das mulheres que passam pelo tratamento, também conseguiram envolver uma parte de nosso município em prol de uma campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama”, revela o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos.

No mês de Outubro foi feito o repasse, de uma parte do que havia sido arrecadado, a Secretaria Municipal de Saúde, assim podendo atender os pacientes que estão com a doença em Cravinhos. E na quarta-feira (27/11), os representantes de Cravinhos foram até o Hospital do Amor em Barretos realizar o repasse de mais uma parte dos lenços, assim concluindo com êxito a campanha.

Vale ressaltar que foram arrecadados, durante a campanha, aproximadamente 300 lenços.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: