Um presente para a vida: doe sangue neste Dia das Mães!
Neste sábado (10/05), as mães doadoras serão recebidas com um delicioso café da manhã, a partir das 8h.
Nesta semana de Dia das Mães, O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto convida as pessoas a celebrarem o amor materno de uma forma que vá além dos presentes tradicionais, com uma atitude solidária que ecoa em muitos corações.
Em uma campanha que já está aquecendo corações nas redes sociais, o GSH Banco de Sangue faz um chamado: “Neste Dia das Mães, retribua com um gesto que salva vidas. Doe sangue e ajude a manter histórias vivas”.
E para tornar este ato de generosidade ainda mais especial, neste sábado (10/05), as mães doadoras serão recebidas com um delicioso café da manhã, a partir das 8h, um pequeno mimo em reconhecimento à demonstração de empatia.
“Queremos homenagear essas mulheres incríveis e, ao mesmo tempo, despertar em toda a família a consciência sobre a importância da doação de sangue”, explica Micheli Caligioni, captadora de doadores do Banco de Sangue.

A iniciativa ganha ainda mais relevância em um momento delicado para os estoques, que foram impactados pelos recentes feriados prolongados. A urgência é ainda maior para o sangue tipo O negativo, cujas reservas estão 35% abaixo do ideal. O sangue O negativo, por ser considerado universal, é fundamental em emergências, quando cada segundo conta e não há tempo para determinar o tipo sanguíneo do paciente.
O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto está de portas abertas de segunda a sábado, das 7h às 12h, na Rua Quintino Bocaiúva, 975 – Vila Seixas. Para doar, basta comparecer à unidade ou agendar seu horário, observando os requisitos necessários.

Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:
– Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
– Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
– Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
– Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
– Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
– Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
– Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
– Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
– Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
– Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
– Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
– Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.