Casa Libaneza recebe exposição do artista plástico Toninho Gonçalves

A exposição “Toninho Gonçalves – do Cubismo/da Arte Pop” acontece até o dia 30 de novembro, no Memorial Casa Libaneza – Espaço Cultural de Cravinhos.

O município de Cravinhos, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove, até o dia 30 de novembro, a exposição “Toninho Gonçalves – do Cubismo/da Arte Pop”. O artista plástico Toninho Gonçalves trabalhou como designer, diretor de arte e ilustrador para diversas editoras e agências de publicidade de São Paulo e Barcelona, onde viveu por 10 anos.

“Foi no ano de 2005 que me encontrei e decidi pintar de verdade, jamais tinha usado tinta óleo. Meu trabalho sempre e baseou em ser ilustrador e designer de diversas revistas e publicações. Então comecei a trabalhar o Cubismo e a Arte Pop”, revela Toninho Gonçalves.

Foto: Andreza Cordeiro

O artista realizou ilustrações para a Editora Abril, Saraiva, Agência DPZ, W Brasil, Talent, J.W. Thompson, Folha de São Paulo, Jornal La Vanguarda, Revista Veja, Vogue, Senac, Sadia, Nestle, Revista Gráfica Internacional, entre outras.

Morou em Ribeirão Preto por 14 anos, e desde 2020 vive em São Simão, sua terra natal. O título desta exposição, com 16 obras definem bem as duas das maiores influências no estilo plástico de Toninho Gonçalves. Na verdade sua obra plástica é uma decorrência de seu trabalho desenvolvido na carreira como artista gráfico.

“Dos vários estilos que teve de assimilar nos vários anos de trabalho, os mais visíveis e efetivos, são o Cubismo e Arte Pop. O Cubismo permitiu uma expressão mais livre, por exemplo, com diversos pontos de vistas sobre um mesmo elemento”, explica Toninho Gonçalves, que ainda complementa “a Arte Pop surgida nos anos 60, trouxe um ar mais fresco ao panorama da Arte, refletindo os temas da publicidade, cinema e outros meios de comunicação”, conclui.

A abertura oficial da exposição aconteceu na segunda-feira (08/11), e reuniu o artista plástico, Toninho Gonçalves; a secretária municipal de Cultura e Turismo, Andréa Gaspar; a diretora municipal de Cultura e Turismo, Maria Fernanda Molezini; o artista plástico, Júlio Tunis e a sociedade civil em geral.

“Lindos trabalhos do artista plástico Toninho Gonçalves e quem tiver a oportunidade de passar pela Casa Libaneza vai se encantar com a sensibilidade que ele retrata cada uma de suas obras”, diz a diretora municipal de Cultura e Turismo de Cravinhos, Fernanda Molezini.

Toninho, em geral, utiliza linhas grossas que delimita os planos de cores para as figuras e fundos. A linha tem a primazia e é a balizadora da imagem.

Todos que quiserem visitar a exposição “Toninho Gonçalves – do Cubismo/da Arte Pop”, gratuitamente, do artista Toninho Gonçalves, pode ir até a Casa Libaneza – Espaço Cultural de Cravinhos (Rua XV de Novembro, 259 – Centro), de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30. Todos os protocolos de saúde estão sendo seguidos, e se faz obrigatório o uso de máscara.

A Curadoria da exposição é da diretora de Cultura e Turismo, Maria Fernanda Molezini, e do artista plástico, Júlio Tunis.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

One thought on “Casa Libaneza recebe exposição do artista plástico Toninho Gonçalves

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: