Cravinhos realiza a 2ª edição da Jornada do Patrimônio

São três importantes eixos: História, Memória e Sustentabilidade. O trabalho foi executado através de visitação guiada com alunos da rede estadual de ensino e a ETEC.

Seguindo o lema “Patrimônio e Sustentabilidade”, este ano a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cravinhos trabalhou com o tema “Semeando Histórias”, durante a 2ª edição da Jornada do Patrimônio, que aconteceu de 26 a 30 de agosto e contou com diversas atividades.

“A ideia foi abrir ainda mais espaços para os nossos estudantes, por isso mesmo em 2024 trabalhamos com a visita de alunos das escolas estaduais e da ETEC, assim também proporcionando atividades extras sala de aula a eles”, comenta a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.

O projeto neste ano foi dividido em três importantes eixos: “História”, “Memória” e “Sustentabilidade”, sendo que os alunos envolvidos puderam participar de visitas guiadas por diversos pontos turísticos e históricos da cidade.

“Foi importante mostrar e contar um pouco da história desses locais para os estudantes da rede estadual e do Ensino Técnico (ETEC). Além do conhecimento e aprendizado puderam interagir entre si e com os monitores dos locais”, diz a historiadora Natália Frazão.

Foto: Divulgação

Entre os locais visitados no eixo “História” estiveram: Rodoviária, Museu de História Natural, Estação Mogiana, Igreja São Benedito, Praça da Delegacia e Mercadão Municipal, Igreja Matriz São José, EMEB. “João Nogueira”, Centro Cultural, Cine Éden e Casa Libaneza.

Já quem participou do eixo “Sustentabilidade” pôde visitar os patrimônios naturais, entre eles: Parque Ecológico, EMEB. “João Nogueira”, Praça Central, Praça do Mercadão Municipal e Casa Libaneza.

Foto: Andreza Cordeiro

“Pudemos proporcionar aos estudantes participantes essa interação com o meio que vivem, conheceram árvores importantes de nossa cidade e prédios centenários que fazem parte dos patrimônios naturais”, revela a engenheira ambiental, Érica Camargo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dentro do eixo “Memória” o trabalho continuará até o final do ano, porque tem como meta a inclusão social e fortalecimento de laços afetivos e experiências dos mais velhos.

“Neste eixo haverá audição com a Melhor Idade (Centro de Referência do Idoso “Francisco Ferdinando”) em diversos dias e horários”, explica a diretora municipal de Cultura e Turismo, Maria Fernanda Molezini.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta