FANNAN – Grupo de Teatro de Cravinhos é criado por ex-alunos do CIT

Prestes a completar 10 anos de atividade em 2018 e após ter atingido mais de 400 alunos nesse período, ex-alunos decidiram montar o FANNAN – Grupo de Teatro de Cravinhos

Nos anos 60, 70 e 80 a arte teatral em Cravinhos vivia toda sua efervescência com a atuação e apresentações de Grupos de Teatro formado por jovens cravinhenses. Grupos como TAC, Costumes e outros, formados a partir de reunião de entusiastas da arte da representação ganhavam destaque em nossa cidade e região.

O saudoso artista Paulo César Chaves, ainda nos anos 90, incentivava o fazer teatral e apresentava suas montagens em espaços públicos ou privados, sempre instigando a plateia e enaltecendo a importância do teatro na formação cidadã do indivíduo.

Desde 2009 o CIT (Curso de Iniciação Teatral), promovido pela ONG SARA com apoio da Prefeitura Municipal de Cravinhos e Secretarias Municipais de Educação e Cultura, tem proporcionado a crianças, jovens e adultos a experiência do fazer teatral e levado à público espetáculos e exercícios cênicos cheios de criatividade e talento.

“As apresentações são resultado de estudos, jogos e dinâmicas que objetivam principalmente a interação entre os alunos. O mais importante no CIT é a levar aos alunos a consciência do que é ser cidadão, o que é respeitar a diversidade e contornar as adversidades cotidianas com criatividade.”, diz o ator e coordenador do Projeto, Leandro Mauricio.

Grupo foi montando por ex-alunos do Curso de Iniciação Teatral de Cravinhos
Grupo foi montando por ex-alunos do Curso de Iniciação Teatral de Cravinhos

Prestes a completar 10 anos de atividade em 2018 e após ter atingido mais de 400 alunos nesse período, ex-alunos decidiram montar o FANNAN – Grupo de Teatro de Cravinhos, que é formado pelos atores Roger Mosna, Guilherme Medeiros, Giovanna Rodrigues, Allex Giovanni, Yan Orteiro, Maria Theresa Vieira, Wallace Pepe, Patrícia Cervantes e Mateus Telles, todos ex-alunos do CIT, o grupo agora se lança para novos desafios com intenção de levar o nome do município de Cravinhos para todo o  território nacional.

“Só tenho que parabenizar essa iniciativa desses ex-alunos do CIT que montaram esse grupo, claro em parceria com o nosso professor de teatro Leandro Maurício, e que com certeza poderão alçar voos mais altos, inclusive na descoberta de novos talentos. Podem ter certeza que continuarão a contar com o apoio da Cultura de Cravinhos”, comenta a secretária da Cultura de Cravinhos, Andréa Gaspar.

Sob a direção de Leandro Mauricio, o grupo realizou apresentações de seu espetáculo de lançamento, “O Rico Avarento”, na cidade de Cravinhos e, agora, prepara-se para novas apresentações em cidades da região.

“É muito legal ver que em Cravinhos há pessoas jovens interessadas em levar a arte tão a sério, com comprometimento e talento. O grupo tem tudo para dar certo e a apresentação na cidade de São Simão, para um público diferente do nosso, mostrou que os meninos vieram pra ficar! E sem o apoio de nossa administração pública, esses feitos não seriam possíveis”, revela Leandro Maurício.

FANNAN significa “Artista” em árabe e o grupo foi batizado com esse nome em homenagem ao lugar onde tudo começou, o Memorial Casa Libaneza de Cravinhos, espaço onde os ex-alunos, agora grupo, se reuniam para ensaios e aulas.

Autor

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: