Livre-se dos Malwares de forma fácil

Qualquer computador conectado está suscetível a infecção

Se o seu computador está online ele pode estar infectado. Pode parecer sensacionalista uma afirmação dessas, mas com mais de 630 milhões de tipos diferentes de arquivos maliciosos que podem afetar o seu computador, é bom tomar cuidado.

Sempre recomenda-se não clicar em tudo o que se vê, mesmo que seja uma foto de um bebê fofo ou um gatinho inocente. Eles podem esconder linhas de código não tão agradáveis assim. Quando for baixar um arquivo, certifique-se do endereço e tome cuidado ao espetar pendrives alheios.

Malware

Mas o que é Malware? É um software malicioso, um termo amplo usado para descrever vírus, spywares, trojans e etc. Um dos famosos que se disfarçam de software de manutenção e ainda cobram por isso é o MacKeeper. Normalmente para desinstalar um programa basta clicar em Desinstalar, no Windows, ou jogar na lixeira, no macOS. Quando se trata desse tipo, a coisa fica difícil de se livrar.

Uma boa solução é o Malwarebytes Anti-Malware com versões para ambos os sistemas operacionais de desktop (Windows e macOS). Testei a versão para macOS e foi bem rápido, felizmente não encontrou nada instalado, apesar de que já ouvi relatos de pessoas que encontraram mais de 20 itens infecciosos em seus Macs.

É sempre bom ter cuidado onde clica, o que baixa, e manter o sistema e programas atualizados para tentar se proteger o máximo possível contra essas pragas digitais. Elas podem, no final das contas, ir além do digital e trazer prejuízos para a vida real.

Emir Freiberger

Formado em comunicação social com habilitação em jornalismo. Pós graduado em artes visuais, trabalha entre o mundo das artes e programação de sites e programas web.

Deixe uma resposta