Fé, devoção e emoção marcam o Encontro de Folia de Reis de Cravinhos

Segundo a Comissão Organizadora do Encontro de Companhias de Santos Reis, em torno de 6 mil pessoas passaram pelo local durante todo o dia.

A tradição da Folia de Reis encanta pessoas por todo o Brasil, mas sem dúvida alguma, a concentração de devotos dos três Reis Magos é predominante no interior paulista e mineiro. Este fato foi comprovado no 19º Encontro de Companhias de Santos Reis, realizado no domingo (21/07), na cidade de Cravinhos. O evento, que já virou uma tradição no município e região, a cada ano atrai mais companhias e público.

“É um prazer poder proporcionar a continuidade desse tradicional evento em nossa cidade. Esse encontro de Companhias de Reis serve para resgatarmos a parte religiosa, folclórica, a união dos povos e dar um incentivo à cultura”, comenta a secretária da Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar Carrascosa. 

No ano de 2019, o Encontro de Santos Reis de Cravinhos, reuniu 20 Companhias de diferentes municípios, entre eles: Cravinhos, Ribeirão Preto, São Simão, Bento Quirino, Santa Rosa de Viterbo, Matão, Guará (2), Pradópolis (2), Jardinópolis, Franca (2), São Carlos (2), Serrana, Orlândia, Cajuru e Leme.

“Quando esse evento se iniciou havia somente a participação de algumas cidades, mas ele foi se tornando a cada ano mais procurado. Temos também tentado conversar com todos os municípios para que cada um já deixe uma data reservada para o evento, assim não acontecendo ter o Encontro de Companhia de Reis em dois municípios no mesmo dia. Nós continuaremos a manter a tradição e realizar sempre no terceiro domingo de Julho”, diz a diretora de Cultura de Cravinhos, Maria Fernanda Molezini.

O Encontro de Companhia de Reis acontece atualmente em mais de 170 municípios, sendo que a concentração é maior nos Estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo. 
Durante a abertura do evento diversas autoridades municipais se fizeram presentes, entre elas a secretária da Cultura, Andréa Gaspar; a diretora da Cultura, Maria Fernanda Molezini; a esposa do vice-prefeito, Itamar Bueno, Dulcinéa Bueno; e os vereadores Irmão Carlos e Francisco Vessi. Além dos coordenadores da Comunidade dos Três Reis Santos, Luverci e Vilma Ribeiro.

Quem também marcou presença no evento foram os representantes do Conselho da Cultura, Sebastião Silvestre e Luís Gustavo Portalluppi e o responsável pela Companhia de Folia de Reis de Cravinhos, Tadeu Alves.

O som do evento ficou por conta da ID Sonorização e a apresentação pelos locutores Galdino, Maria Fernanda Molezini e Tadeu Alves.

Homenagem

Nesse ano a Comissão Organizadora e a Cia. de Santos Reis de Cravinhos fizeram uma singela homenagem a família do Sr. Hélio da Silva, que sempre foi um dos integrantes da mesma, e faleceu no ano de 2019. Na ocasião o responsável pela Cia. de Reis de Cravinhos, Tadeu Alves, fez questão de ressaltar o trabalho que o ‘Seu’ Hélio fez e que sempre será lembrado por todos, devido a seu grande exemplo.

Almoço e Missa Campal

Como tradicionalmente faz, a administração municipal, através das Secretarias de Cultura e Educação, ofereceu um grandioso almoço a todos que se fizeram presentes ao evento.

“É uma recepção muito calorosa que recebemos em Cravinhos. Acredito que tudo é feito com muito carinho e isso deixa a festa mais bonita a cada ano”, avalia um dos festeiros que esteve em Cravinhos.

A Missa Campal contou com a participação de diversos fiéis e foi presidida pelo pároco José Humberto Motta (Padre Beto), da Paróquia de Santa Luzia. E ao final uma linda queima de fogos de artificio encerrou o tradicional evento do Encontro de Companhias de Reis.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: