Réplicas de fósseis são doadas ao Museu de História Natural de Cravinhos

Na semana passada mais algumas peças foram doadas para o acervo do Museu, através das professoras Roberta Maria Monteiro de Souza e Marisa Fagundes Carvalho.

O Museu de História Natural de Cravinhos “Wladimir Chaves”, foi fundado em 2004 e em 2008 se transformou em uma referência nacional, uma vez que é o primeiro a ter um cenário da Antártida com peças vindas diretamente de lá, além de ser contemplado com diversos prêmios.

“Muitos pensam o museu como algo que guarda coisa velha e não é bem assim, tanto que aqui no de Cravinhos estamos sempre renovando e trazendo novos cenários para os visitantes”, comenta o coordenador do Museu de Cravinhos, Hugo Araújo Tormente Júnior.

O local abriga diversos cenários, e em torno de 2 mil espécies de animais taxidermizados (empalhados) em seu acervo, e tem por finalidade guardar a identidade cultural da sociedade e preparar as gerações para a conscientização de ecologia, sustentabilidade e convívio amoroso e fraterno com natureza, animais e plantas do planeta.

As professoras Marisa Carvalho e Roberta Monteiro, juntamente com o coordenador do Museu de Cravinhos, Hugo Araújo
Foto: Divulgação

E na semana passada mais algumas peças foram doadas para o acervo do Museu, através das professoras Roberta Maria Monteiro de Souza e Marisa Fagundes Carvalho. Tratam-se de três réplicas de fósseis (Mesosaurus brasiliensis, Archaeopteryx lithographica e Phacopida trilobitas), além de um crânio de veado catingueiro.

“As professoras fizeram um curso e tinham essas réplicas guardas em casa, e como visitaram o nosso museu e sabem da importância que o mesmo tem para a comunidade estudantil, decidiram por fazer essa doação, a qual já está no acervo do nosso museu, e que poderão ser vistas assim que visitação voltar a ser liberada”, diz o coordenador do Museu.

O local já foi visitado por aproximadamente 37 mil pessoas de mais de 35 cidades da região, que puderam levar conhecimento e experiência de vida para as suas cidades. O intuito da visita das crianças é que eles possam conhecer os habitats dos animais, ter uma explicação sobre Biologia, quais são os animais em extinção, porque devem preservar o Meio Ambiente e que no final saiam do museu com a consciência que são eles próprios que devem cuidar da Natureza e dos seres que vivem nela.

O Museu de Museu de História Natural de Cravinhos “Wladimir Chaves”, está localizado na Rua Corifeu de Azevedo Marques, 71. Mas vale lembrar que o museu está fechado devido à regressão de todos os municípios do Estado de São Paulo para a fase emergencial do Plano São Paulo. Não há previsão de reabertura.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: