Cooperativa financeira de Ribeirão Preto facilita acesso de empresários ao crédito

Pesquisa do Sebrae aponta que cooperativas de crédito lideram concessão de empréstimos. Em um mês, o Sicoob Cooperac já liberou 139 operações para capital de giro e pagamento de folha de funcionários.

A pandemia do coronavírus trouxe inúmeras adversidades aos empresários. Diante deste cenário a busca por crédito se torna cada vez mais urgente. Uma pesquisa revelou que as cooperativas financeiras lideram a concessão de crédito e estão à frente dos bancos privados e públicos.

Uma matéria publicada no Portal do Cooperativismo Financeiro mostra que o estudo realizado pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, apontou um aumento de 8% no número de empresários que buscaram crédito entre 7 de abril e 5 de maio. De acordo com o texto “os mais demandados, desde que a crise do coronavírus começou, foram os bancos públicos (63%), seguidos dos bancos privados (57%) e das cooperativas de crédito (10%). Analisando a taxa de sucesso dos pedidos, as proporções se invertem. As cooperativas lideram na concessão de empréstimos (31%), depois aparecem os bancos privados (12%) e os bancos públicos (9%)”.

Em Ribeirão Preto, o Sicoob Cooperac é uma das opções para empresários que estão em busca de crédito. A instituição é credenciada pelo governo federal para operar com as linhas do BNDES, para capital de giro e para pagamento da folha de funcionários. Mas, para oferecer mais rapidez na análise das operações, a Cooperac também lançou um programa próprio de suporte às empresas. Desde a criação das linhas de crédito já foram liberadas 139 operações para empresários de Ribeirão Preto e Taquaritinga, cidades que contam com agências da Cooperac.

O diretor-presidente do Sicoob Cooperac, Cesar Augusto Campez Neto
Foto: Eduardo Marques

O fato de utilizar recursos próprios reduz de forma considerável a burocracia e ajuda o empresário de forma mais rápida.

“Entendemos que a ponte que vai permitir ao empresário atravessar a crise se chama crédito e é isso que estamos oferecendo. Por sermos uma instituição natural de Ribeirão Preto podemos proporcionar isso com muito mais agilidade aos nossos cooperados”, analisa o diretor-presidente do Sicoob Cooperac, Cesar Augusto Campez Neto.

Entre as opções disponibilizadas pela cooperativa está uma linha que permite o pagamento da folha de funcionários e também o pró-labore dos sócios.

“Decidimos incluir esta opção, pois entendemos que os donos das empresas têm suas próprias contas pessoais para pagar e também precisam de um suporte financeiro para garantir o próprio salário”, revela Cesar Augusto.

Fachada da Unidade da Nove de Julho em Ribeirão Preto
Foto: Eduardo Marques

Para ter acesso à linha não é obrigatório que o empresário tenha a folha de pagamento na cooperativa. O pacote de ações do Sicoob Cooperac também inclui a possibilidade de prorrogação e renegociação de empréstimos. Nesta categoria foram liberadas 66 operações. Outra ação foi a criação de uma linha de antecipação da restituição do Imposto de Renda.

A Sicoob Cooperac possui quatro agências em Ribeirão Preto: na rua São Sebastião, 675; avenida Dom Pedro I, 642; avenida 9 de Julho, 791; e avenida Saudade, 838; e uma agência em Taquaritinga, na rua Prudente de Moraes, 661.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: