Finanças para empreendedores: Dicas para seu negócio

O empréstimo online pode impulsionar seu negócio, mas requer planejamento financeiro. Veja, hoje, dicas fantásticas para empreender certo!

Muitos empreendedores buscam o empréstimo online como uma forma de impulsionar o seu negócio. Mas, para que isso dê certo, é preciso ter um planejamento financeiro. Com ele você descobre qual o tamanho do passo que pode dar.

Igualmente, é esse planejamento que irá lhe ajudar a escolher o melhor tipo de crédito para você. Afinal, este requer o futuro pagamento de parcelas de quitação. Por isso, precisa ser estudado junto às perspectivas de ganhos e de investimentos no negócio.

Como fazer isso é o que você confere abaixo. Separamos dicas e esclarecimentos sobre as possibilidades de empréstimo para empreendedores. Com eles você tira o seu sonho do papel com grandes chances de sucesso.

Foto: Divulgação

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro nada mais é do que se preparar para certas ocasiões. Igualmente, antever questões futuras que envolvem ganhos e gastos. Considere que ao abrir um negócio você precisa investir.

Seja para a aquisição de franquia ou para mobiliar o seu negócio próprio, ou, então, para adquirir produtos para o estoque, terão gastos. Alguns destes serão pontuais e outros serão recorrentes, como a aquisição de estoque e pagamento de colaboradores.

Por isso, mesmo que você já tenha um negócio, já tem despesas recorrentes e outras que se apresentam como inoportunas e não esperadas. Por exemplo, necessidade de conserto de encanamento. Ou, então, aquelas que poderiam melhorar o seu empreendimento, como reformas ou obtenção de tecnologia de ponta.

Além disso, você pode mensurar o seu lucro. Isso, contudo, é uma estimativa sem garantia, enquanto os gastos são certos. Tudo isso deve fazer parte do seu planejamento financeiro.

Ele exige, então, que você saiba como usar o valor do empréstimo online. É preciso investir ao mesmo tempo em que se mantém uma reserva para imprevistos. Da mesma maneira, o empréstimo deve ser visto como uma obrigação de gasto futuro, com as parcelas.

Por isso, você deve não apenas incluir isso no planejamento financeiro junto aos riscos. Também, deve buscar formas de conseguir os melhores tipos de empréstimo. Isto é, aqueles com as menores taxas de juros do mercado.

Como fazer isso nós veremos na sequência. Antes, contudo, vejamos como definir metas e objetivos para o seu empreendimento. Saiba desde logo que isso é crucial antes de buscar o empréstimo online.

Foto: Divulgação

Como traçar metas e objetivos

Para saber se é o momento de usar um empréstimo, pense nos seus objetivos com o seu negócio em curto e médio prazo. Isso ajuda você a visualizar o que espera dele e como pretende levá-lo daqui pra frente. Igualmente, pode indicar a possibilidade ou não de se buscar um empréstimo. Veja, então, os 04 passos para tratar de metas e objetivos:

– Defina aonde você quer chegar com a empresa em 01 ano e em 05 anos e o que pode ajudá-lo a chegar lá;

– Pense em um plano para alcançar esse objetivo, considerando questões orçamentárias, de pessoal, tecnológico e de público;

– Coloque o plano em ação e o controle continuamente, em cada uma de suas fases;

– Analise a necessidade de mudar os rumos ou as ferramentas. Por exemplo, com a mudança da campanha de marketing. Ou, então, com a realocação dos recursos disponíveis.

Os pontos que entram no planejamento empresarial de metas são os 02 primeiros. A partir daí, então, pode-se concluir se buscar um empréstimo online é ou não uma opção.

Foto: Divulgação

Quando investir em seu negócio?

Existem algumas situações que justificam a adoção de um empréstimo online para investir no seu negócio. É claro que isso também depende de cada situação, havendo inúmeros outros motivos e questões que podem requerer essa decisão.

Veja, então, os principais:

 

– Primeiramente, para abrir o próprio negócio;

– Quando seu negócio precisa de expansão;

– Para modernizar seu empreendimento;

– Investimento em pessoal e no atendimento;

– Reformas e melhorias locais.

 

Opções de crédito para expansão da empresa

Pois bem. Caso você se encontre em uma situação em que o empréstimo online pode, sim, ser a solução para abrir ou melhorar seu empreendimento, não deixe de conferir as opções abaixo. Veja boas alternativas para conseguir dinheiro e investir no seu negócio!

 

Empréstimo pessoal

Primeiramente, você pode obter um empréstimo pessoal. Nesse caso, deve comprovar renda e estar com o nome limpo. Isso é o que lhe garante boas taxas de juros e, também, a possibilidade de obter crédito.

 

Empréstimo com garantia de imóvel

Em segundo lugar, outra opção de empréstimo online é o com garantia de imóvel. Nessa hipótese um imóvel de sua propriedade garante o negócio. Ou seja, em caso de não pagamento, a instituição pode tomar posse do imóvel, bem como garantir sua propriedade.

Esse tipo de empréstimo deve ser pensado com cuidado, afinal apresenta riscos de perda de imóvel. Entretanto, isso somente ocorre em caso de não pagamento, o que um bom planejamento financeiro evita. Além disso, esse tipo de empréstimo garante baixas taxas de juros, uma vez que há uma garantia.

 

Empréstimo com garantia de veículo

Outro tipo de empréstimo é o com garantia de automóveis e outros tipos de veículos. Ele ocorre de forma bastante semelhante ao anterior, oferecendo garantia em troca de baixas taxas de juros.

Foto: Divulgação

Principais erros financeiros nos negócios

Dentre os principais erros financeiros nos negócios estão:

– Não entender o investimento como forma de lucrar no futuro;

– Deixar de fazer planejamento financeiro;

– Não contar com simuladores de empréstimo na hora de escolher um;

– Descontrole de gastos e de entradas;

– Mistura de finanças pessoais e empresariais;

– Não negociar dívidas.

 

Por isso, atente-se a esses casos e evite problemas comuns com soluções igualmente fáceis.

 

Considerações finais

Como vimos ao longo do artigo, existem possibilidades de obter crédito para seu empreendimento. Assim, é possível dar o passo inicial ou desenvolver ainda mais seu negócio por meio de empréstimo online.

Para isso, contudo, não deixe de contar com planejamento empresarial financeiro. Ele é crucial para fazer as melhores escolhas, de forma racional. Além disso, com ele você sabe exatamente onde quer chegar e visualizar as melhores formas para fazê-lo.

*A Coluna de Economia é veiculada toda quinta-feira, e é produzida pela equipe do site Juros Baixos (www.jurosbaixos.com.br).

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: