Quer comprar um imóvel? Confira algumas opções financeiras

Não basta querer, é importante tomar algumas decisões para comprar um imóvel.

Conseguir realizar o sonho de comprar o primeiro imóvel é um dos objetivos de grande parte das pessoas. Porém, decidir pelo melhor lugar para morar é algo que pode gerar muitas dúvidas. Afinal, imagine gastar uma economia de anos, escolhendo uma casa que será nossa por um bom tempo da nossa vida.

Outro fator que pode impactar na compra de um imóvel é saber quais opções financeiras existem, porque nem sempre você terá todo o dinheiro disponível. Tem gente que acredita que a única maneira de conquistar a casa própria é possuindo o valor à vista para adquiri-la.

Se você está com dúvidas de como poder realizar esse sonho e conseguir visualizar as melhores oportunidades para fazer um bom negócio, está no lugar certo! Enfim, não basta querer, é importante tomar algumas decisões para comprar um imóvel. Nesse artigo, reunimos dicas que são preciosas na jornada de conquista da casa própria!

Foto: Divulgação

O que saber antes de comprar seu imóvel

Você quer comprar seu imóvel e não sabe por onde começar? De qualquer forma, para que isso aconteça é importante que você leve em consideração alguns fatores importantes. Independente se você for morar ou a escolha seja para investimento, comprar um imóvel exige atenção aos detalhes, além de um planejamento bem executado de cada etapa do projeto.

 

Primeiro: tenha um bom planejamento

Antes de iniciar a busca pelo imóvel ideal, você deve fazer um bom planejamento financeiro. Mas como preparar essa planificação?

Para ter êxito em seu planejamento para comprar um imóvel, é importante seguir os seguintes passos: mapeie seu orçamento atual; tire seu sonho do papel; divida seu objetivo em pequenas etapas.

 

Tenha mapeado seu orçamento atual

Para conseguir comprar um imóvel, você precisa saber de quanto dispõe em dinheiro. E a única maneira de conseguir através de um planejamento financeiro, é organizando suas despesas e receitas.

Primeiro faça uma planilha ou use um aplicativo que tenha esse propósito. Nesse documento, coloque todas as despesas mensais que você tem: do cafezinho após o almoço até o aluguel do seu apartamento, por exemplo.

Nessa mesma planilha, documente também as receitas. Desde o salário até a venda de um item usado, caso haja. Se tiver poupança ou algum outro tipo de investimento no banco, não se esqueça de considerar também os ganhos em cima do valor.

Com todos os custos definidos por escrito, fica mais fácil saber de quanto você dispõe para compra da casa própria.

Foto: Divulgação

Transforme seu sonho uma meta

Esse é o momento de tirar qualquer esboço do papel para torná-lo realidade. Já sabendo quanto você tem disponível para gastar, esse é o momento que precisará colocar uma meta do que será possível fazer para conseguir mais dinheiro.

Se você tiver algum bem, como um automóvel, por exemplo, que tal colocá-lo à venda para ter mais dinheiro?

Outra possibilidade é ter uma renda-extra: você pode colocar suas habilidades culinárias para fora, dar aulas em casa ou online de algo você tenha o know-how ou, ainda, montar uma loja virtual com camisas raras de futebol que você colecionou durante a sua adolescência e ganhar um dinheiro com isso.

 

Divida a meta em pequenas etapas

Seja qual for a opção que você escolher para obter mais dinheiro para compra de um imóvel, não aja por impulso. Seja cauteloso e tenha cuidado com cada etapa. Tenha em mente que não será da noite para o dia que você terá todo dinheiro necessário em suas mãos.

Então, para atingir sua meta procure dividi-la em pequenas etapas para tornar o processo de guardar dinheiro mais fácil e que não impacte a sua vida econômica. Por exemplo, primeiro, escolha aquilo que poderá ajudar na sua renda-extra. Depois defina a quantidade de tempo que você terá para atingir esse objetivo e, assim por diante.

Foto: Divulgação

Opções financeiras para compra do imóvel

Não podemos esquecer que você ainda tem a possibilidade de solicitar um empréstimo que ajudará na compra do seu imóvel. Muita gente tem arrepios só de ouvir o termo “solicitação de crédito”, mas se você colocar na ponta do lápis o tempo que você levará para ter a casa dos seus sonhos é provável que essa conquista nunca aconteça.

Esse tópico não é sobre se jogar de cabeça e pegar o primeiro empréstimo que existir. É sim sobre uma alternativa que se realizada com cuidado, pode ser uma excelente opção para comprar o seu primeiro imóvel.

 

Empréstimo para assalariado

O único pré-requisito para esse tipo de empréstimo é ter carteira assinada e estar sob regime de CLT. Através do simulador de empréstimo para assalariado, você consegue escolher e comparar qual é melhor empréstimo para você (taxas de juros, prazo para pagamento e outras informações).

 

Empréstimo para autônomo

Muitos profissionais autônomos acreditam que é impossível conseguir aprovação em uma solicitação de empréstimo. Mas isso não é verdade! Basta acessar o simulador de empréstimo para autônomo e através das várias possibilidades de crédito, comparar e escolher aquela que mais se encaixa ao seu perfil.

Foto: Divulgação

Tenha um valor para emergências

Outro detalhe que você deve considerar no seu planejamento financeiro, é ter uma reserva financeira. O primeiro motivo é que não basta ter dinheiro para comprar um imóvel. Você possivelmente terá gastos com alguma manutenção, reforma de algum cômodo – ainda que seja uma demão de tinta, além de considerar dinheiro para mudança dos seus móveis e o que mais precisar para deixar o seu lar mais bonito.

Infelizmente, por nunca saber quando imprevistos podem ocorrer é necessário ter uma reserva de emergência, um item tão vital como ter dinheiro para pagar contas básicas, como energia, alimentação, água e gás. Por isso, tenha comprometimento com esse item.

 

Vale a pena!

Ainda que seja um passo importante na nossa vida e envolver um gasto considerável, o ato de compra de um imóvel é uma ação corajosa de acreditar que você é capaz de realizar algo com seu próprio esforço. Depois de conquistar a sua casa, você verá que valeu a pena todo o planejamento e dedicação.

Você concorda com a gente? Deixe nos comentários abaixo o que você considera como mais difícil nessa tarefa!

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: