Empreender por status

Muitos veem o empreendedorismo como algo relacionado a nobreza, ou status. Algo que as pessoas admiram, buscam empreender algo, ou pelo menos se arriscar pensando em ganhar uma moral com a sociedade, ou por achar estar na moda. Mas a realidade na hora que você está empreendendo é completamente diferente, você precisa ter paciência, disciplina, disposição para correr riscos, e às vezes até riscos gigantescos.

Estar disposto a vender com constância, aprender sobre gestão e se reposicionar no mercado, se reinventar sempre. Também é necessário estar com a convicção que não terá um salário por muito tempo. Primeiro você precisará remunerar todos ao seu redor, sendo eles, funcionários, fornecedores, distribuidores e poderá não sobrar nenhum centavo para você, isso por muitos meses e talvez até alguns anos.

Ah, e ainda tem mais. Você sofrerá muitas decepções, com clientes, fornecedores e com sua equipe, terá vontade de desistir muitas e muitas vezes, e precisará ter a convicção necessária para passar pela dor do seu crescimento.

Para concluir, pense bem quando você ver um empreendedor “bem sucedido” sorrindo, lembre-se que ele passou por todos esses desafios aparentemente intransponíveis, mas seguiu em frente com muita coragem e determinação.

Esse é o mundo do empreendedorismo. Quer se juntar a nós?

Luis Fernando Câmara

É presidente da Vox2You – a Arte de falar bem, e empreendedor desde a adolescência.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: