O que seu filho vai ser quando crescer

Por incrível que pareça, mesmo nos dias de hoje, muitos pais ainda obrigam os filhos a seguirem suas profissões. Eu acreditava que isso não acontecia mais, que era coisa do passado, no entanto, acredite, ainda acontece!

Eu acompanho de perto, porque estudo bastante sobre perfil comportamental e gosto de ouvir as histórias que as pessoas contam sobre a sala de aula. O que mais me surpreendeu foi me falarem que a maioria não tem escolha, porque vão fazer o que os pais querem, afinal, são eles que vão pagar a faculdade.

O pai de uma amiga não deixou ela fazer determinada faculdade alegando que não dá dinheiro; uma outra tem que fazer Direito para, posteriormente, assumir o escritório de advocacia do pai; outro só poderá fazer o que quer depois que cursar a faculdade escolhida pelo pai.

Tudo isso revela o quanto os pais precisam olhar para os filhos como indivíduos e não como uma extensão de si mesmos. Eles têm dons, talentos e vontades que precisam ser respeitadas e apoiadas para que se tornem autoconfiantes e desenvolvam todo o potencial que são capazes de ter. E isso é construído desde a infância até a idade adulta.

Respeitar e apoiar também é uma forma de amar!

(Colaboração Elisa Simões)

Autor

Luis Fernando Câmara

É presidente da Vox2You – a Arte de falar bem, e empreendedor desde a adolescência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *