Ser vítima ou assumir a responsabilidade?

Existe uma frase que gosto muito que diz que “não existem vítimas verdadeiramente ricas”, e quando eu falo sobre riqueza, não falo somente material, falo em ser rico em todos os sentidos, falo em ter uma vida rica, afinal você já viu alguém que se sente bem ao lado de quem fica o tempo todo se lamentando e reclamando?

Já viu uma pessoa assim conquistar alguma coisa? Seja na vida amorosa, empresarial ou profissional, ninguém consegue conviver com gente que se lamenta, que só reclama e que se faz de vítima. É muito fácil se fazer de vítima, sempre vai ser mais confortável não assumir a responsabilidade, mas na verdade, tudo que acontece conosco é fruto do nosso próprio reflexo.

Reflexo da nossa atitude, dos nossos pensamentos, das nossas palavras, das nossas verdades, sejam elas quais forem, na realidade o que acontece é que a energia que você joga para mundo é exatamente aquela que você receberá em troca. Sendo assim o caminho do empreendedorismo na minha opinião passa a ser simplesmente assumir a responsabilidade, e chamar a responsabilidade para si, faz toda a diferença.

O mundo de cada um de nós nasce dentro da gente e quando você percebe isso a sua capacidade de agir e fazer acontecer se expande, se amplia, se multiplica e você percebe que quase tudo que acontece em sua vida passa por um momento de decisão.

Luis Fernando Câmara

É presidente da Vox2You – a Arte de falar bem, e empreendedor desde a adolescência.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: