Expo Intercâmbio traz as tendências de destinos e consultoria sobre vivência internacional
Com entrada gratuita, feira que acontece em Ribeirão Preto, se destina a pessoas que buscam saber mais sobre estudar e trabalhar no exterior.
Estudar ou trabalhar fora do país é um sonho que tem se tornado realidade para um número cada vez maior de brasileiros. A Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio indica que o intercâmbio está nos planos de 75% dos estudantes que pretendem investir na carreira.
Para auxiliar quem tem interesse em passar por essa experiência, a 1ª Expo Intercâmbio Ribeirão Preto (SP), que acontece em 19 de outubro, das 14h às 18h, no hotel Wyndham Garden, reunirá diversas instituições internacionais e agências locais para apresentar as melhores oportunidades para quem quer estudar, trabalhar e viajar para o exterior.
“Trazemos todas as informações sobre destinos e programas de intercâmbio, sejam eles de ensino médio, idiomas, acadêmicos, profissionais ou culturais. Os visitantes poderão conversar com representantes de instituições educacionais renomadas, esclarecer dúvidas, conhecer e aproveitar as oportunidades apresentadas pelas agências especializadas que atuam em Ribeirão, tudo em um único lugar”, explica Roberto Bihari, um dos organizadores do evento.
A programação conta ainda com palestras com temas diversos, como “Conexões Internacionais e Desenvolvimento Pessoal”, além de bate-papos com intercambistas que vão dividir com o público suas experiências, dando dicas e relatos sobre como se preparar para a mudança, a rotina fora do país e como tirar o melhor proveito dessa vivência no exterior.
O intercâmbio permite conhecer países e culturas diferentes, aprender ou aprimorar um novo idioma. Foi com esse intuito que, de setembro de 2016 a março de 2017, Jamile Felippe, com 18 anos na época, viajou para Santa Bárbara, na Califórnia (EUA), para aprimorar o inglês. Para ela, essa experiência foi um divisor de águas.
“Existe a Jamile antes e depois do intercâmbio. Antes eu era muito tímida, mas durante a viagem percebi que era capaz de muitas coisas, amadureci bastante, passei a ser independente”, lembra.
Em 2018 ela foi para Los Angeles cursar Artes Cênicas e agora que terminou sua graduação, já planeja um novo intercâmbio, agora na Europa.
“A dica que dou é simples: faça, vale muito a pena, é uma experiência transformadora, independentemente de sua idade. O intercâmbio é possível para todos, basta buscar informações com especialistas e se planejar”, sugere Jamile.
Estão confirmadas para a Expo Intercâmbio Ribeirão Preto as escolas de idiomas, faculdades e universidades: ATC, AIL, Berlitz, Coquitlam College, EF, GEDU, Global Village, LIM College & Webster University, LCI, LSI, QUEST Language Studies, Saskatchewan Polytechnic, SSLC, Stanley College (Adelaide e Perth), Talk School e outras.
“Selecionamos destinos que estão em alta e que são bem procurados por brasileiros para atender às diferentes demandas e expectativas de público, como: África do Sul, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Malta, Inglaterra e Nova Zelândia”, diz Cristina Martins, organizadora da Expo Intercâmbio.
Gratuita e aberta ao público em geral, a feira já passou por Blumenau (SC) e Santos (SP). Para participar da 1ª Expo Intercâmbio Ribeirão Preto basta fazer um rápido registro pelo link: https://expointercambio.com/registre-se/.
Premium Experience
Com o intuito de proporcionar uma experiência completa sobre educação e cultura internacional, os organizadores disponibilizarão a Premium Experience, momento em que os participantes terão acesso ao atendimento agendado e personalizado, consultoria e outros diferenciais. Serão disponibilizadas somente 20 vagas, que devem ser reservadas com antecedência pelo site www.expointercambio.com. A Premium Experience também acontecerá no dia 19 de outubro, mas no período da manhã, das 9h às 12h30.
Responsabilidade social
Os visitantes da feira poderão ainda ajudar a Associação Amigos dos Animais de Ribeirão Preto (AAARP), pois o evento será ponto de coleta para doações de produtos de limpeza para canis, cobertores, rações e vermífugos para os 91 cães, a maioria de porte grande, que estão sob os cuidados da associação. Roupas e acessórios em boas condições de uso também poderão ser doados para a realização do bazar mensal, organizado pela associação para a arrecadação de fundos para a manutenção e assistência aos animais.