Festival Internacional de Circo leva arte e oficinas a escolas municipais de Ribeirão Preto
Na terceira semana do FIC RP, após apresentações em espaços abertos ao público – como parques, praças e teatros -, o festival chega às escolas municipais com oficinas gratuitas de malabarismo e equilibrismo para os estudantes da rede pública.
Na quinta-feira (22/5), alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto participaram de oficinas gratuitas de malabarismo e equilibrismo – atividade que faz parte da programação do 1º Festival Internacional de Circo de Ribeirão Preto (FIC RP). Após passar por teatros, parques, praças e pelo centro da cidade, o festival levou suas atividades às escolas, com ações exclusivas para os estudantes da EMEF. “Prof.º Anísio” e EMEF. “Prof.º Honorato De Lucca”.
As oficinas têm como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência prática e introdutória nas artes do circo, focando nas técnicas de malabarismo e equilibrismo. As atividades são desenvolvidas de forma lúdica e dinâmica, estimulando a coordenação motora, o equilíbrio, a concentração e o trabalho em equipe.
“Queremos não apenas despertar o interesse das crianças e adolescentes pelo circo, mas também estimular sua criatividade, coordenação motora e expressão corporal, tornando a arte circense mais acessível e presente na comunidade”, comenta Fábio Brasileiro, artista circense, produtor cultural e idealizador do Festival Internacional de Circo de Ribeirão Preto.

Cada oficina tem a duração de 60 minutos, estruturada em três momentos principais. Começando com a acolhida e aquecimento corporal, com breve preparação física para ativar o corpo e estimular a atenção. Depois, será a experimentação de técnicas circenses, quando os alunos serão introduzidos aos fundamentos básicos do malabarismo com o uso de bolas, argolas e claves, e do equilibrismo com o prato chinês e rola-rola, com foco no aprendizado prático. Por fim, terá o fechamento e socialização sendo o espaço para a partilha de experiências e reflexões sobre os desafios e conquistas da prática.
“Essa proposta metodológica valoriza a aprendizagem pelo fazer, respeitando o ritmo individual e promovendo um ambiente inclusivo e motivador. Buscamos, além da introdução às práticas circenses, reforçar competências socioemocionais como persistência, criatividade e confiança”, completa Brasileiro.
Festival Internacional de Circo de Ribeirão Preto
O FIC é realizado de maneira independente pela Eu Sou Brasileiro Produções Culturais, com a proposta de preservar o caráter itinerante e acessível das manifestações circenses autênticas, de qualidade internacional, com foco na diversidade de espetáculos e descentralização da programação para atender a públicos variados. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto da Prefeitura Municipal de Ribeirão, de escolas municipais e instituições sociais. A programação completa está no Instagram oficial do evento @festivalinternacionalcircorp.