12º FESTITALIA recebe mais de 15 mil pessoas

Evento aconteceu de 4 a 6 de agosto, no Morro do São Bento, em Ribeirão Preto (SP)

Com uma programação de cerca de 30 horas de shows, danças, apresentações de teatro, palestras, exposição, oficinas de pintura e culinária, acompanhados pela gastronomia italiana oferecida por 12 expositores, o 12º FESTITALIA (Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto), aconteceu de 4 a 6 de agosto, no Morro do São Bento, em Ribeirão Preto (SP), teve recorde de público esse ano. Mais de 15 mil visitantes prestigiaram o Festival.

Mais de 15 mil visitantes prestigiaram o Festival. Foto: Divulgação
Mais de 15 mil visitantes prestigiaram o Festival. Foto: Divulgação

O evento integra o Calendário Turístico do Estado de São Paulo e em 2017 recebeu o título de patrimônio cultural e imaterial de Ribeirão Preto. A abertura oficial foi na sexta-feira (4/8), com a presença de autoridades, vereadores, do prefeito Duarte Nogueira, da primeira dama Samanta Pineda, da secretária da Cultura Isabella Pesotti e da diretoria da Società Dante Alighieri, organizadora da festa.

“O povo italiano ajudou a construir a cidade. Portanto, toda a nossa capacidade de trabalho, a garra do ribeirão-pretano e a vontade de vencer as adversidades vem, certamente, de mais da metade do sangue do povo da Itália,” comentou o prefeito Duarte Nogueira durante seu discurso.

Para Antonio Henrique Sartore, presidente da Società Dante Alighieri o encontro atingiu todas as expectativas. “Esta edição foi marcante para nós. Ela bateu todos os recordes, inclusive de público. A cada ano fazemos o Festival para que, ao lado da população, possamos vivenciar um pouquinho da Itália e produzir uma homenagem aos imigrantes italianos que escolheram Ribeirão Preto”, comemora.

Um dos destaques foi o Concurso SuperChef FESTITALIA, com a participação de alunos do curso de Nutrição e Dietética, da Escola Técnica José Martimiano da Silva. Com o tema “Nhoque”, a estudante Juliana Rebeca de Moura foi a campeã da disputa com o “Nhoque de Biomassa de Banana Verde”.  A vencedora foi contemplada com um jogo de utensílios de cozinha.

O 12º FESTITALIA tem como objetivo resgatar e manter viva as tradições do país europeu. Foto: Divulgação
O 12º FESTITALIA tem como objetivo resgatar e manter viva as tradições do país europeu. Foto: Divulgação

O 12º FESTITALIA tem como objetivo resgatar e manter viva as tradições do país europeu, cujos imigrantes foram alguns dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social do país, e pela formação da cultura brasileira, sempre com entrada gratuita.

O evento tem a realização da Società Dante Alighieri e da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) e patrocínio da Coca-Cola Andina Brasil.

Autor

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *