48º Romaria de Nossa Senhora Aparecida acontece quinta-feira em Ribeirão Preto

Peregrinação de 12 quilômetros terá concentração de romeiros a partir das 5h, na Câmara Municipal; Quarenta mil pessoas são esperadas

Fé e devoção são as palavras que marcam o dia 12 de outubro – feriado nacional em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Neste ano, a celebração é ainda mais especial, pois comemora-se os 300 anos da aparição da Santa Padroeira do Brasil. Em Ribeirão Preto, os participantes promovem uma peregrinação especial, a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que existe há 48 anos. Com a expectativa de atrair mais de 40 mil pessoas, o percurso de 12 quilômetros começa na Câmara Municipal (Av. Jerônimo Gonçalves, 1200) e segue até a Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim (Rua Coronel Furquim, 389), no distrito de Bonfim Paulista. Desde  21 de julho de 2016 autoria do vereador Paulo Modas, a Romaria  é considerada patrimônio cultural, histórico e imaterial do município.

A concentração está marcada para às 5h com apresentação musical. À 5h40, a chegada do andor de Nossa Senhora Aparecida com a benção do Padre Germano da Paróquia São Matheus, do bairro Quintino Facci I. Às 6 horas a caminhada terá início. O trajeto será o seguinte: avenida Caramuru, viaduto do Anel Viário, Estrada Municipal Via do Rosário, rotatória do Condomínio Royal Park e chegada à Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim. Uma missa será celebrada às 10 horas pelo arcebispo Dom Moacir Silva.

Ao longo do percurso acontecerão apresentações culturais como shows de Izabel Del Monã e Ivair Gonçalves e dos Meninos de Bonfim em parceria com João Leonetti. As crianças do “Circo Só Riso”, coordenados por Carmen Pott, irão encenar a pirâmide da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Os atores  Paulo Bortolin, Wilson Bioforte, Toco, Claudinei Magno e Laura Coutinho mostrarão o encontro da Santa pelos pescadores. Na ocasião, a Escola de Samba Embaixadores fará uma homenagem especial à Nossa Senhora Aparecida acompanhada das crianças do coral da Catedral.

Apoio – O trajeto terá o acompanhamento de veículos para qualquer eventualidade. Serão realizados aferição de pressão arterial e testes de diabetes. A ações são promovidas pela Rede Ideal. A Construtora Said irá colaborar com o banheiros químicos.

Programação

5h – Concentração dos fiéis na Câmara Municipal

5h40 – Chegada do andor de Nossa Senhora Aparecida

6h – Início da Romaria

10h – Chegada a Bonfim Paulista, na Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, com benção do padre Mario Reis e celebração da Santa Missa pelo arcebispo Dom Moacir Silva

Sobre a Romaria – o idealizador da homenagem à Nossa Senhora Aparecida, em Ribeirão Preto, foi o sub tenente Luiz Gonzaga do Carmo. A primeira romaria aconteceu em 31 de agosto de 1969 com 43 romeiros saindo do bairro Vila Virgínia, próximo à Igreja Santa Maria Goretti. Com o passar dos anos, foi ganhando novos adeptos. Atualmente, o evento reúne cerca de 40 mil peregrinos.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: