Biblioteca Municipal de Cravinhos é reinaugurada com ampliação de seu acervo

Parceria entre administração municipal de Cravinhos, Abigraf e Sindigraf (Sindicato das Gráficas de São Paulo) possibilita reinauguração da Biblioteca Municipal “Prof. Osvaldo Arruda Stein”, a qual recebeu a doação de 1000 livros para seu acervo e equipamentos de informática, além de ampliação de sua estrutura

A administração municipal de Cravinhos em parceria com a Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e o Sindigraf (Sindicato das Gráficas de São Paulo) realizaram a reinauguração da Biblioteca Municipal “Prof. Osvaldo Arruda Stein”, a qual recebeu a doação de 1000 livros para seu acervo e equipamentos de informática, através da Abigraf.

A iniciativa faz parte do “Projeto Bibliotecas – Leitura para todos”, em que os setores de gráfica e papeleiro quer incentivar a todos a terem acesso a informação, com especial destaque para os livros impressos.

“Ao longo da última década o projeto já inaugurou 23 bibliotecas em todo o Estado de São Paulo. Uma parceria entre Prefeitura Municipal e Abigraf, em que o município oferece o espaço e a associação entra com a doação de livros e computadores”, explica o

presidente da ABIGRAF – Seccional Ribeirão Preto e do SINDIGRAF – Seccional Ribeirão Preto, Wilson dos Santos.

O evento ainda contou com uma singela homenagem ao escritor cravinhense Sebastião Silvestre, que reside em Cravinhos desde a década de 90, e já está indo para o lançamento de seu segundo livro.

“Fico honrado em receber essa homenagem de todas as autoridades municipais de Cravinhos e da Abigraf, porque o nosso projeto começou lá atrás quando pegava a carriola e levava aos bairros os livros, para que todos pudesse pegá-los e leva-los para casa, mas com a responsabilidade de devolver na próxima semana. E em seguida criamos a Biblioteca na Calçada, depois tive o prazer de ir para a faculdade e me formar recentemente em História. Continuei com o desenvolvimento de minhas pesquisas que agora chegam ao segundo livro, que será lançado no próximo mês”, revela o escritor Sebastião Silvestre.

Diversas apresentações também marcaram a reinauguração da Biblioteca Municipal de Cravinhos, entre elas: A apresentação da Brinquedoteca “Zé Cabeleira”; do Brass Band Sexteto; performance dos alunos da ONG SARA; e a apresentação dos alunos do Projeto Mais Educação. Além da premiação do Prêmio “Melhor Leitor”, em que o ano passado foi desenvolvido na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, e tem como objetivo premiar os alunos que mais utilizaram a Biblioteca.

“Temos que promover a leitura entre todos, porque somente assim teremos pessoas melhores formadas, e que poderão tomar decisões futuras em nosso País. Isso é um dever em prol da formação de cidadãos mais instruídos em nosso País. E aqui em Cravinhos acompanhamos muito o trabalho que é feito pelo prefeito José Carlos Carrascosa, e que ele possa continuar dessa maneira, cada vez mais incentivando a Educação da cidade, e com isso melhorando o hábito de leitura de toda a população”, comenta o presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica ABIGRAF – Nacional e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo, Dr. Levi Ceregato.

Com a doação dos livros, o acervo da Biblioteca Municipal de Cravinhos chega a 30 mil volumes, que são disponibilizados diariamente a toda população, que assim desejar, sendo que a mesma foi totalmente reformada e ampliada para melhor atender a população.

“Quero agradecer muito essa parceria com a Abigraf e Sindigraf para que pudéssemos receber mil livros para o nosso acervo, bem como os equipamentos de informática. Temos trabalhado e disponibilizado nossas equipes em todas as áreas, para que a nossa cidade possa se desenvolver cada dia mais, entretanto existem quatro áreas que são os nossos pilares: Educação, Cultura, Saúde e Esporte. Digo isso, porque queremos formar através da Educação cidadãos capacitados e instruídos, e que tenham em nossa cidade Cultura de qualidade, bem como Lazer e qualidade de vida”, diz o prefeito de Cravinhos José Carlos Carrascosa dos Santos.

Após as apresentações e discursos de todas as autoridades presentes, aconteceu o descerramento da placa de reinauguração, como a entrega simbólica dos mil livros para a Biblioteca Municipal “Prof. Osvaldo Arruda Stein”.

Autor

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: