Cravinhos realiza o primeiro Fórum da Cultura

Evento contou com três palestras de renomados professores da USP, e ainda teve participação de artistas de Cravinhos

A cidade de Cravinhos promoveu, em meio a Feira do Livro e Festa das Nações, o primeiro Fórum Municipal da Cultura, que foi um espaço de articulação, participação e troca de experiências, visando construir alternativas para o desenvolvimento social e cultural do município através das políticas culturais de cultura, com a participação ativa da sociedade civil.

Palestra proferida pelo professor titular do Curso de Música da FFCLRP-USP, Dr. Rubens Russomanno Ricciardi

“Aproveitamos esse momento para realizarmos esse Fórum Municipal da Cultura, e expor a importância do Conselho Municipal de Cultura, conhecer os artistas locais e juntos criarmos possibilidades para incentivarmos e propagarmos o fazer artístico em nossa cidade”, comenta o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Cravinhos, Leandro Maurício.

Palestra da professora do curso de Educação da FFCLRP-USP, Dra. Filomena Elaine Paiva Assolini

O evento contou com a palestra “A cultura contra a arte” com o professor Dr. Rubens Russomanno Ricciardi, que é titular do Curso de Música da FFCLRP-USP, realizada na quarta-feira (10/05). Bem contundente o palestrante foi enfático em dizer que “muitos erram quando misturam Cultura e Artes, porque as duas coisas são diferentes e devem andar separadas”.

Já na quinta-feira (11/05), aconteceu a palestra “A importância da leitura para a educação”, ministrada pela professora Dra. Filomena Elaine Paiva Assolini, do curso de Educação da FFCLRP-USP.

Realização do Fórum da Cultura com o arquiteto urbanista, com especialização na área de Patrimônio Histórico, Cláudio Henrique Bauso

E para finalizar o evento, no sábado (13/05), no palco principal da Festa das Nações, na Praça Central ocorreu o Fórum Municipal da Cultura, com a palestra “Políticas públicas de Cultura; O Sistema Nacional, Estadual e Municipal de Cultura; Sistema dos Museus e Sistema do Patrimônio; Gestão Pública de Cultura, Legislação e Participação da Sociedade nas Políticas Públicas de Cultura”, ministrada por Cláudio Henrique Bauso – arquiteto urbanista formado pela Universidade de São Paulo – Campus São Carlos com especialização na área de Patrimônio Histórico.

Integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Cravinhos

Durante as palestras e também o Fórum Municipal da Cultura diversos artistas cravinhenses se fizeram presentes e manifestaram-se para a adequação das políticas públicas dessa área na cidade de Cravinhos.

O Conselho Municipal de Cultura, informa que qualquer cidadão pode apresentar propostas ou sugestões no âmbito da cultura da cidade, participando das reuniões que acontecem todas às últimas sextas feiras de cada mês, as 14h30 no espaço cultural Memorial Casa Libaneza ou ainda, através do e-mail cmccravinhos@gmail.com. O próximo encontro acontecerá no dia 30/06.

Público se fez presente durante os dias do evento00

Artistas locais que queiram compor o Cadastro Artístico devem procurar a Secretaria da Cultura e solicitar maiores informações.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: