Espetáculo gratuito apresenta cultura Flamenca aos moradores de Pirassununga

Público poderá acompanhar uma apresentação envolvente, repleta de dança, música e elementos históricos, que expressam o sentimento do povo espanhol.

O espetáculo “A Compá del Tiempo” – dança e música flamenca leva à cidade de Pirassununga, um misto de dança, música, história e os sentimentos representados pela arte flamenca. Esta apresentação artística e cultural acontecerá no sábado (21/09), no Centro de Convenções Professor Dr. Fausto Victorelli (Avenida Painguás, 2014 – Vila Guimaraes), às 19h30. Espetáculo gratuito mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível. A troca dos alimentos pelos ingressos será realizada na bilheteria do teatro, das 17h30 às 19h.

A cultura flamenca surgiu do encontro de vários povos refugiados de guerras, inquisições e perseguições que culminaram no sul da Espanha. Neste espetáculo, que tem como objetivo difundir esta cultura envolvente e cheia de significado, o público poderá se encantar com dança e música, ao vivo.

As coreografias são acompanhadas de textos e intervenções audiovisuais, para que a plateia seja envolvida no ritmo forte do espetáculo flamenco e também possa aprofundar seu conhecimento cultural. Os bailaores (bailarinos) se apresentarão com os acessórios tradicionais da dança flamenca, como as castanholas, xales, leques e bata de cola (saia com cauda longa).

Espetáculo de dança gratuito acontecerá no Centro de Convenções Professor Dr. Fausto Victorelli
Foto: Ana Nicolau Fotografia

 “Ao construir esse espetáculo nossa proposta é manter vivas as tradições culturais da dança flamenca e difundir essa arte tão especial, que é uma manifestação das comunidades do sul da Espanha, suas alegrias e sofrimentos, festas e momentos de descontração”, explica a diretora do espetáculo, Carol Robatini, que até os dez anos de idade, viveu no circo e, em 2012, fundou a Casa Aura, escola especializada em dança flamenca, com sede em Ribeirão Preto.

“A Compá del Tiempo” foi idealizado em 2018, a partir da necessidade de popularizar a arte flamenca em Ribeirão Preto e região. A Casa Aura Flamenca, tem como missão apresentar o flamenco como mais uma opção de arte, expressão e entretenimento.

A proposta artística de “A Compá del Tiempo” vem acompanhada do conceito da universalidade e de que todas as pessoas têm direito a ter acesso à arte. Por isso, o elenco é composto por artistas de diferentes origens, etnias, corpos, idades e pessoas LGBTQIAP+. Em relação à acessibilidade, as intervenções audiovisuais curtas, que acontecem durante o espetáculo, serão legendadas e terão tradução em Libras.

Espetáculo “A Compá del Tiempo” traz um misto de dança, música, história e os sentimentos representados pela arte flamenca
Foto: Ana Nicolau Fotografia

O espetáculo conta com o apoio do ProAC e do governo do Estado de São Paulo. Os bailarinos participantes são: Carol Robatini, Sara Lima, Duda Moreira e Jonas Ruedas. Os músicos que estão à frente são Gustavo Rosa (direção musical e percussão), Allan Harbas (guitarra flamenca), Santy Torres (cante flamenco), Priscila Cubero (canto árabe) e Fernanda Onofre (canto sefardí). Direção geral de Carol Robatini, Luz Michel Mika Masson e Som de Mário Porto.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta