Exposição conta histórias e memórias de personagens de Ribeirão Preto

A Mostra faz parte do projeto “História do Dia”, da jornalista Daniela Penha, que inclusive virou livro que foi lançado durante a Feira do Livro de Ribeirão Preto

O município de Ribeirão Preto, assim como tantos outros de nossa região, podem contar suas histórias através de personagens, sendo eles folclóricos, tradicionais, religiosos, entre outros. E foi pensando nisso que a jornalista Daniela Penha teve a iniciativa de retratar o projeto “Histórias do Dia – As memórias de Ribeirão Preto pela trajetória de seus personagens”, em que revive a história da cidade através de memórias e relatos de seus cidadãos.

“Os relatos são de personagens de todo tipo, que fazem parte da história de Ribeirão Preto, como artistas, mães, vendedores ambulantes, médicos, gente comum”, revela Daniela Penha.

Sheila Dutra (da ONG Fada)

Entre os personagens da exposição estão o Geraldo da Sorveteria; João Garapeiro; Francesco da Bella Sicília; Sílvio (o carteiro mais antigo do setor de entregas dos Correios); Leôncio (o irmão bombom); Wellington (o Michael Jackson de Ribeirão); Niltão (médico ortopedista cego); Kelly (que tira pneus das ruas de Ribeirão e transforma em arte); Padre Jô (o capelão dos hospitais); Carmem (que faz roupinhas para bebês de UTI); Mãe Neide, Kelsen, Rosa Cosenza, Kaxassa, Vilmar (vendedor da Avenida Francisco Junqueira), Sheila Dutra (da ONG Fada), entre outros.

João Garapeiro

A exposição reúne 20 histórias que são narradas nas vozes de grandes jornalistas da cidade de Ribeirão Preto, entre eles: João Carlos Borda, Chico Ferreira, Regis Martins, Coelho, Rosana Zaidan, Sandra Lambert. E na voz da autora, Daniela Penha.

“O visitante encontrará tanto histórias tradicionais, que já fazem parte do imaginário do ribeirão-pretano, quanto histórias antes desconhecidas”, diz a jornalista e idealizadora do projeto.

Wellington (o Michael Jackson de Ribeirão)

Os visitantes também podem interagir com os objetos que fazem parte das histórias contadas e ainda assistir aos vídeos sobre o cotidiano desses personagens. O projeto “História do Dia”, que existe desde fevereiro de 2017, tira do anonimato as histórias fantásticas das pessoas comuns. Já são mais de 230 relatos, de personagens de todo tipo, que podem ser conferidos no portal www.historiadodia.com.br. A iniciativa se transformou em um livro – “História do Dia – Um olhar sobre o cotidiano pela trajetória de 50 pessoas” -, lançado pela editora Outras Palavras durante a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

A idealizadora do projeto “Histórias do Dia – As memórias de Ribeirão Preto pela trajetória de seus personagens”, a jornalista Daniela Penha

A exposição e interatividade com os personagens se encontram no Setor Terra Vermelha do RibeirãoShopping, e a visitação é gratuita de 2ª feira a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 20h.

Autor

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: