Federal Bar é o campeão do Comida di Buteco 2024, em Ribeirão Preto-SP

Mares Peixe Bar e Primo – O Rei Da Beringela ficaram com a segunda e terceira colocação, respectivamente; primeiro lugar vai para a etapa nacional.

A noite gelada de quarta-feira (29/05) contou com emoção, diversão, novidades no pódio e muita comemoração. A premiação da 14ª edição do Comida di Buteco em Ribeirão Preto reuniu os donos dos bares participantes deste ano, os patrocinadores, imprensa e influenciadores digitais. O evento teve petiscos de buteco e cerveja gelada.

A cidade recebeu, entre os dias 5 e 28 de abril, com o lema “Somos Todos Buteco”, o concurso que traz o buteco como protagonista da sociedade brasileira, valorizando a “cultura butequeira”, segundo os organizadores.

O público e um corpo de jurados visitaram e votaram, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco teve 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público valeu 50% do peso total e dos jurados os outros 50%.

Foto: Divulgação

“O Comida di Buteco é diferente em todos os anos, tendências novas, ideias diferentes e histórias inspiradoras. É um período gostoso de muita confraternização que une os butecos e seus donos para levar o melhor para quem frequenta. A premiação é o resultado daqueles que mais se destacaram, mas é uma vitória para todos que colocaram seu nome no circuito. Ano que vem comemoramos 25 de Comida di Buteco no Brasil e sei que vai ser ainda mais especial”, comenta a coordenadora regional do Comida di Buteco, Marina Chimenti.

Foto: Divulgação

Calendário oficial de Ribeirão Preto

Em 2024 o concurso Comida di Buteco recebeu a nomeação ao Calendário Oficial Cultural de Ribeirão Preto, um título promovido pela Prefeitura da cidade em conjunto com a Câmara Municipal. O vereador Jean Corauci, antes da premiação, entregou em mãos a placa representativa do título para a coordenadora regional, Marina Chimenti.

“Esse é um gesto de apoio e de disponibilidade a todos os bares que aqui estão e fazem parte do concurso, que contribuem para a economia local e oferecem, cultura, lazer e boa gastronomia para todos, obrigado pelos trabalhos exercidos e boa sorte a todos”, falou o vereador.

A coordenadora reforçou a parceria e agradeceu o título: “Que seja uma parceria duradoura, o Comida di Buteco tem orgulho de trazer para Ribeirão Preto o concurso que favorece muitos empresários e a cultura local”, fala Chimenti.

Comida di Buteco entra no Calendário Oficial de Ribeirão Preto
Foto: Divulgação

Premiados da noite

O terceiro lugar ficou para o buteco da região central da cidade, veterano, mas que sobe pela primeira vez no pódio, o Primo – O Rei da Beringela, que concorreu com o prato “Porcombole da Patroa”, que é um: Rocambole de pernil assado recheado de espinafre refogado com bacon picado no azeite de oliva, queijo, vinagrete de azeitona preta e especiarias. Acompanha molho de maçã.

“É a primeira vez aqui no pódio e só tenho a agradecer, sempre comemoro só de participar, é um momento do ano que temos muita divulgação, agora vamos comemorar mais ainda”, fala Alexandre de Souza, proprietário do bar.

Primo – O Rei da Beringela, terceiro lugar do Comida di Buteco 2024
Foto: Divulgação

Um bar que participa pela segunda vez do concurso, repete o seu lugar no pódio com o vice-campeonato conquistado em 2023. O tradicional bar do Campos Elíseos, Mares Peixe Bar, ficou com a segunda colocação neste ano. O proprietário Gustavo Uraguchi emocionado comenta sobre o feito.

”Só tenho a agradecer, mais uma vez aqui, foi um ano difícil, mas conseguimos, chegamos no pódio mais uma vez, obrigado a organização, aos patrocinadores e amigos que fiz no Comida di Buteco”, comenta Uraguchi.

O bar vice-campeão, teve como petisco o “Deixa a Onda Te Levar”, filé de Saint Peter temperado e recheado com queijo provolone, empanado e frito, acompanhado de molho da casa.

Mares Peixe Bar, segundo lugar do Comida di Buteco 2024
Foto: Divulgação

O grande campeão de 2024 foi o Federal Bar, o bar que carrega o rock em sua temática deu um show na 14ª edição do Comida di Buteco e levou a faixa de campeão. Localizado no bairro Jardim Macedo, o vencedor trouxe para esse ano o “Rabicó Enrolado”, bolinho de mandioca e pernil desfiado, empanado na farinha panko, acompanha molho de alho e molho chimichurri.

Ana Rita Cabrini dividiu emoções e com seu marido Daniel e falou sobre o prêmio.

“Isso daqui é demais, subir ao pódio em primeiro lugar é melhor ainda. O cansaço, os desafios, enrolar mais de 3000 bolinhos na mão, tudo isso não tem preço, estamos muito felizes e realizados com o primeiro lugar”, falou emocionada a dona do bar.

A proprietária do campeão de 2024 ressaltou a importância do Comida di Buteco para os bares de Ribeirão Preto.

“Temos que agradecer o apoio de todos, do concurso, os patrocinadores e os amigos donos de bares e os jurados que acreditaram em nós, em todos os butecos. Agradeço a entrega e dedicação das minhas filhas que estavam lá engajadas e que com certeza estão muito felizes também”, finaliza Ana Rita.

Federal Bar é o campeão do Comida di Buteco 2024, em Ribeirão Preto
Foto: Divulgação

O campeão Federal Bar agora vai se preparar para a etapa nacional do Comida di Buteco, que reúne os vencedores dos circuitos regionais na premiação final, para saber qual é o melhor buteco do Brasil.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta