Museu das Ilusões chega a Ribeirão Preto com 50 atrações

A exposição itinerante, que mostra como os olhos podem enganar a mente, está no RibeirãoShopping e promete atrair um grande público até o dia 25 de fevereiro.

Você sabia que o cérebro pode ser enganado pelos próprios olhos? As ilusões óticas mostram que nossa mente tende a fazer suposições sobre o mundo e na busca de ajustar as imagens a partir de um sentido ou de informações pré-adquiridas, pode visualizar o que não é real. O que você pensa que vê, muitas vezes não é a verdade. Para explicar como isso acontece na prática, o Museu das Ilusões, único do gênero na América Latina, chega ao RibeirãoShopping. A expectativa é que 50 mil pessoas visitem o local.

Instalado próximo à Praça de Eventos B, no Setor Terra Vermelha do empreendimento, em um espaço de 350 m2 ao todo, a exposição conta com mais de 50 atrações com experiências divertidas e ilusões de ótica, que brincam com o cérebro e com a razão. Sabe aquela situação que causa na gente uma chacoalhada no cérebro para ver se realmente temos certeza do que vemos?! Essa é uma das sensações que o Museu das Ilusões provoca, além de muitos risos e desafios as nossas certezas.

Foto: Renato Lopes

Inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo, museus com temática similar são o maior sucesso na Europa e EUA. O Museu das Ilusões traz pela primeira vez ao Brasil, 50 atrações divertidas e que intrigam o público e a lógica.

O museu, no formato itinerante foi lançando em Campinas para depois percorrer as principais cidades do País. Ribeirão Preto é a segunda cidade brasileira a receber a exposição. Além de entreter o público com momentos fora da realidade, de forma lúdica, interativa e divertida, o museu reúne conhecimentos sobre ilusões visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência.

A atração é uma ótima pedida para a programação com a família, amigos e crianças, que conta com experiências exclusivas e com espaços instagramáveis, ambientes incríveis para fotografar e filmar e situações que parecem impossíveis. Indicado também para escolas, estudos do meio e até mesmo para estudos de neurociência, a exposição é antes de tudo um passeio divertido para brincar com a mente.

Foto: Renato Lopes

“Desde sempre fui apaixonado pela física e pela mente e sempre senti falta de oportunidades de vivência experimental aos estudantes do Brasil. Viajando por alguns museus de ciências pelo mundo, sempre questionei o porquê não oferecer experiências similares às pessoas de meu país: aí nasceu o Museu das Ilusões, que ficou incrível”, avalia o físico, professor e curador da exposição, Julio Abdalla.

Os visitantes podem participar do Museu das Ilusões de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos das 12h às 20h. O valor do ingresso é de R$ 40. Informações para escolas e excursões – Fechamento de grupos maiores de 20 pessoas podem ser adquiridas no e-mail projetoescola@museudasilusoes.com.br ou pelo telefone (19) 9.9981-4198.

Foto: Renato Lopes

Algumas atrações

Casa Invertida – “Faça belas poses, tire fotos, vire as imagens. Veja que cenas engraçadíssimas você produziu”.                               

Sala anti-gravidade – “Incline o corpo ereto e fotografe. Na foto, você parecerá um atleta ou dançarino profissional…Sente nas cadeiras e tente levantar-se, é pura diversão…encoste com o corpo reto na imagem e tente ficar imóvel”.         

Sala do Infinito – “Entre nessa sala e faça uma viagem ao infinito”.    

Sala dos Gigantes – “Pessoas que mudam de tamanho?…basta trocar de canto e fazer as fotos. De pequeno a gigante em alguns passos e uma foto”.      

Cadeiras confusas – “Quem senta e encosta com as pernas esticadas, em cima da cadeira grande, parece menor de quem se senta, na cadeira pequena. Fotografe e confira”.      

Cadeiras da ilusão – “Essa cadeira parece estranha? Na foto não. Um se senta na cadeira, outro faz pose na marcação e outro enquadra e faz a foto… você não vai acreditar, mas essa cadeira é incrível”.

Einstein face a face – “Dr. Einstein se projeta para fora e nos segue para todos os lados. Será?”

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: