Rubinho Antunes lança o disco Expedições no Sesc Ribeirão

Lançamentos Blaxtream apresenta “Expedições”, segundo álbum autoral do trompetista, que tem sido um grande destaque brasileiro

O Sesc Ribeirão apresenta na quarta-feira (09/05), às 20h30, o show de lançamento do disco “Expedições”, segundo álbum autoral do trompetista, compositor e arranjador Rubinho Antunes. Gravado pelo selo Blaxtream, de Ribeirão Preto, o disco traz para o universo do jazz contemporâneo brasileiro as diferentes influências acumuladas pelo músico em suas andanças e projetos realizados nos últimos anos.

O primeiro disco de Rubinho Antunes, “De Viterbo”, foi gravado há 12 anos. Desde então, o trompetista realizou diversos projetos até chegar ao disco “Expedições”. Esse novo trabalho incorpora influências de músicos de diferentes países, absorvidas no período em que Rubinho viveu na França, entre 2011 e 2014, e nas expedições musicais que fez pela Europa nos últimos anos, além dos projetos e parcerias realizados no Brasil.

Somado ao seu arrojado e contemporâneo jazz brasileiro, marca das suas interpretações, o disco “Expedições” tem influências de criadores como Ibrahim Maalouf (Líbano), Avishai Cohen (Israel) e Tigran Hamasyan (Armênia), Moacir Santos e Egberto Gismonti (Brasil), Christian Scott e Esperanza Spalding (EUA) e até do heavy metal da banda inglesa Black Sabbath (EUA).

Gravado em Ribeirão Preto, sua terra natal, “Expedições” conta com a luxuosa companhia de Vinícius Gomes na guitarra, Fábio Leandro ao piano, Daniel de Paula na bateria, Bruno Barbosa no contrabaixo e participação especial da cantora francesa Camille Bertaud.

Todas as sete composições do disco são de Rubinho Antunes. Expedições reflete a influência de músicas de diversos países. Route des Lapins foi composta enquanto o músico vivia na França e é inspirada em Chopin e Debussy. De Minas já busca referência nos sons do Clube da Esquina. Indi nasceu a partir de uma escala da música hindu e ganhou forma com a colaboração dos companheiros de gravação do disco.

Entre os discos “De Viterbo” e “Expedições”, Rubinho produziu muito. Participou de trabalhos com grandes nomes da música brasileira, como Hermeto Pascoal Big Band (2017), Nelson Ayres Big Band (2017), Edu Ribeiro Quinteto (2017), Vinicius Gomes (2017), Ramon Montagner quinteto (2017), além de integrar diversas formações acompanhando grandes artistas como Maria Schneider, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Mantiqueira, Marcos Valle, Ivete Sangalo, Criolo, Mano Brown, entre outros.

“Expedições” faz parte da segunda temporada de lançamentos de discos de jazz e música instrumental brasileira do selo Blaxtream, idealizado pelo diretor e produtor musical de Ribeirão Preto, Thiago Monteiro. O projeto Lançamentos Blaxtream traz para o Sesc Ribeirão shows dos novos discos gravados pelo selo.

O show acontece no Sesc Ribeirão Preto, que fica localizado na Rua Tibiriça, 50. Os ingressos custam entre R$ 5,00 e R$ 17,00.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: