Cravinhos realiza a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Conferência teve que ser realizada de modo hibrido, assim respeitando as normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde.

Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Prefeitura de Cravinhos, realizou na quinta-feira (19/07), nas dependências do Centro de Referência do Idoso (CRI), a 12ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social.

A Conferência teve que ser realizada de modo hibrido, assim respeitando as normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, durante a Pandemia de Coronavírus. Quem esteve no local seguiu o distanciamento de no mínimo 1,50m, uso de máscara e álcool em gel.

“A realização dessa Conferência seguiu todas as normas estabelecidas pela Saúde, por isso para não ocorrer aglomeração, algumas pessoas tiveram que assistir o evento de forma online. Mas o mais importante foi que o momento foi marcado por debates que avaliaram a política da assistência social, e também proporcionou novos direcionamentos para implementar e consolidar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, comenta o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Márcio Barroso.

O evento teve a discussão de cinco eixos, os quais foram mediados pela palestrante e assistente social, mestra em Serviço Social pela UNESP e pós-graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC/RS, Marina Borges.

O evento teve a mesa de autoridades formada pelo vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Márcio Barroso; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Silvia Teresa Damião Gomes; o secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Wagner Jandozo Perez; a secretária de Educação, Márcia Fernandes Donato; e a diretora técnica da Drads-Ribeirão Preto, Socorro Viviane Batista Benedito. Ainda se fizeram presentes usuários dos equipamentos da Secretaria de Assistência Social de Cravinhos e os coordenadores e profissionais do CRAS, CREAS, CRI, entre outros.

No final houve uma votação para escolher a Delegada e sua suplente, que irão levar as definições de cada eixo para as Conferências estadual e nacional. A Delegada que representará Cravinhos será Sandra Mara Dias Jordão Guedes, e sua suplente Viviane da Silva Fidelis Gumercindo.

Confira os cinco eixos debatidos na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

 

Eixo 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

 

Eixo 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

 

Eixo 3 – Controle social: O lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

 

Eixo 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

 

Eixo 5 – Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: