Cravinhos realiza a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

O evento teve a discussão de cinco eixos, os quais foram mediados pela palestrante, Maria Otília Marques (Marô).

Com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Prefeitura de Cravinhos, realizou na quarta-feira (28/06), nas dependências do Lions Clube, a 13ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social.

“A realização dessa Conferência foi muito importante, porque contou com a participação efetiva dos usuários de cada um dos nossos equipamentos. Também tivemos o debate que avaliaram a política da assistência social, e proporcionou novos direcionamentos para implementar e consolidar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, comenta o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Márcio Barroso.

Foto: Kennedy Oliveira

O evento teve a discussão de cinco eixos, os quais foram mediados pela palestrante, assistente social com especialização em psicologia transpessoal e graduanda em Direito, Maria Otília Marques (Marô).

O evento teve a mesa de autoridades formada pelo prefeito, Itamar Bueno; a primeira-dama, Dulcinéa Bueno; o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Márcio Barroso; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Tais Espósito; a diretora municipal da Assistência Social, Sônia Macedo; os vereadores Vânia Peres e Thiago Vicentin; a assistente social e presidente do CMDCA, Danielle Rigo; e a usuária dos equipamentos de Cravinhos, Ana Lúcia Praxedes da Silva Aparício. Ainda se fizeram presentes usuários dos equipamentos da Secretaria de Assistência Social de Cravinhos e os coordenadores e profissionais do CRAS, CREAS, CRI, entre outros.

No final houve uma votação para escolher as Delegadas da Sociedade Civil e Poder Público, e suas respectivas suplentes, que irão levar as definições de cada eixo para as Conferências estadual e nacional.

Foto: Kennedy Oliveira

A Delegada que representará Cravinhos pela sociedade civil será Dinalva Nevanil da Silva Guirardelli, sendo a suplente Ana Lúcia Praxedes da Silva Aparício. Já pelo Poder Público ficou definida como Delegada Eliana Loureiro Valentin Barro, e a suplente Verônica Cristina de Andrade Calligioni.

Vale salientar que durante a Conferência aconteceu a apresentação da Oficina de Musicalização, que apresentou diversos sucessos nacionais, sob a regência do professor Samuel de Jesus.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Confira os cinco eixos debatidos na 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

Eixo 1 – Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especialidades regionais do país.

Eixo 2 – Controle social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

Eixo 3 – Articulação entre os segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?

Eixo 4 – Serviços, Programa e Projetos: Universalização do acesso a integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS

Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta