Cravinhos realiza mais de 250 cirurgias de catarata

Em torno de 250 cirurgias foram realizadas em duas etapas, sendo no final de dezembro e final de março, e 88 pacientes fizeram o procedimento nos dois olhos.

A administração municipal de Cravinhos firmou um convênio com a Santa Casa da cidade, para a realização de mais de 250 cirurgias de catarata. As cirurgias deveriam ser feitas pelo Estado, através do Hospital Estadual ou Hospital das Clínicas, mas sabendo da demanda e demora foi destinado um valor para que as mesmas fossem realizadas no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Cravinhos.

“Graças a Deus as cirurgias foram um sucesso e pudemos realizar o sonho dessas pessoas de poder voltar a enxergar e ter uma qualidade de vida bem melhor”, explica o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.

As cirurgias foram feitas em duas etapas, sendo no final de dezembro e final de março, e 88 pacientes fizeram a cirurgia nos dois olhos.

Foto: Kennedy Oliveira

“A fila que existia nos últimos dois anos foi totalmente atendida, assim pudemos proporcionar um bem-estar para essas pessoas, e com as cirurgias feitas dentro do nosso hospital, e com profissionais bem capacitados e qualificados”, diz a secretária municipal de Saúde, Roberta Meneghetti.

Ainda segundo Meneghetti, os pacientes não tiveram nenhum custo, inclusive o colírio foi fornecido de forma gratuita a todos que passaram pelo procedimento, e a pedido da atual administração municipal.

Após muitos anos do Centro Cirúrgico da Santa Casa fechado, a administração municipal de Cravinhos decidiu por abri-lo, por isso mesmo na questão das cirurgias de catarata, não será mais aguardado o prestador estadual realizar, uma vez que será tudo feito através da Secretaria Municipal de Saúde.

“O prefeito Itamar teve uma grande atitude que foi a abertura do Centro Cirúrgico da Santa Casa, com isso acordamos que conforme for gerada a demanda para cirurgias de catarata em nossa cidade, iremos marcar e realizar por aqui mesmo, não esperando mais o Governo de São Paulo”, celebra a secretária de Saúde.

Foto: Kennedy Oliveira

Cravinhos adquiriu toda a aparelhagem necessária, que permite que a avaliação seja feita na cidade, assim como o pré-operatório, a cirurgia e o acompanhamento, dessa forma evita que os pacientes tenham que se deslocar para outros locais para ter o diagnóstico e realizar o procedimento.

“Nossa intenção dentro da programação é que a cada três meses possamos fazer as cirurgias de catarata em nossa cidade”, afirma Itamar Bueno.

Em média uma cirurgia de catarata dura em torno de 10 a 15 minutos dependendo do caso, e de quanto tempo o paciente foi diagnosticado.

“Todas as cirurgias transcorreram bem, e temos a certeza que esses pacientes terão uma qualidade de vida muito melhor daqui em diante”, diz o cirurgião oftalmologista, Dr. Rafael Montesinos, que foi o responsável por todas as cirurgias do Mutirão de Catarata de Cravinhos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os prognósticos relacionados ao pós-operatório são muito positivos, já que as operações devolvem autonomia àqueles que passam pela cirurgia. Em cerca de 90 dias, a visão da pessoa que passou pela intervenção cirúrgica já está melhor, oferecendo mais qualidade de vida ao paciente.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta