Fé, devoção e celebração marcam o Encontro de Folia de Reis

Evento foi realizado no domingo (16/07), em Cravinhos, contou com a presença de 16 Companhias de Reis vindas do interior paulista e de Minas Gerais

A tradição da Folia de Reis encanta pessoas por todo o Brasil, mas sem dúvida alguma, a concentração de devotos dos três Reis Magos é predominante no interior paulista e mineiro. Este fato foi comprovado no 17º Encontro de Companhias de Santos Reis, realizado no domingo (16/07), na cidade de Cravinhos. O evento, que já virou uma tradição no município e região, a cada ano atrai mais companhias e público.

Procissão que teve a saída da Capela de Santos Reis até o local do evento
Procissão que teve a saída da Capela de Santos Reis até o local do evento

“É um prazer poder proporcionar a continuidade desse tradicional evento em nossa cidade. Esse encontro de Companhias de Reis serve para resgatarmos a parte religiosa, folclórica, a união dos povos e dar um incentivo à cultura”, comenta a secretária da Cultura de Cravinhos, Andréa Gaspar Carrascosa.

No ano de 2017, o Encontro de Santos Reis de Cravinhos, reuniu 16 Companhias de diferentes municípios, entre eles: Cravinhos, Luiz Antônio, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Pradópolis, Sertãozinho, Nuporanga, Brodowski, Franca, São Carlos, Itaú de Minas (MG), Pitangueiras, Serrana (2) e Guará.

Grande público se fez presente durante o dia todo do evento
Grande público se fez presente durante o dia todo do evento

“Quando iniciamos esse evento tínhamos somente a participação de algumas cidades, mas ele foi se tornando a cada ano mais procurado. Temos também tentado conversar com todos os municípios para que cada um já deixe uma data reservada para o evento, assim não acontecendo ter o Encontro de Companhia de Reis em dois municípios no mesmo dia. Nós continuaremos a manter a tradição e realizar sempre no terceito domingo de Julho”, diz o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos.

Ainda segundo Carrascosa, o Encontro de Companhia de Reis acontece atualmente em mais de 170 municípios, sendo que a concentração é maior nos Estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Fiéis puderam ter contato direto com a cultura popular da Folia de Reis
Fiéis puderam ter contato direto com a cultura popular da Folia de Reis

Durante a abertura do evento diversas autoridades municipais se fizeram presentes, entre elas o prefeito José Carlos Carrascosa dos Santos; a secretária da Cultura, Andréa Gaspar; a secretária da Educação, Margarete Stella; e a diretora da Cultura, Maria Fernanda Molezini. Além dos coordenadores da Comunidade dos Três Reis Santos, Luverci e Vilma Ribeiro. Os vereadores Irmão Carlos, Francisco Vessi e Gil Bis; o representante do Conselho da Cultura, Celso Nobre e o responsável pela Companhia de Folia de Reis de Cravinhos, Tadeu Alves.

Além da grande festa, também foi realizada uma Missa Campal celebrada pelo pároco da Igreja Santa Luzia, José Humberto Motta (Pe. Beto), que teve a participação de muitos fiéis.

O som do evento ficou por conta da ID Sonorização e a apresentação pelos locutores Galdino e Francisco Cavalcanti.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: