Fé, devoção e superação física

Centenas de pessoas participaram da Caminhada da Fé que teve saída de Cravinhos e chegada na cidade de São Simão.

No domingo (29/10), Cravinhos comemorou 15 anos em que foi incluído no “Caminho da Fé” e inaugurou seu Portal, localizado na praça da Paróquia Santa Luzia. Para este marco, fiéis, peregrinos, ciclistas, atletas, entre outros, participaram de um percurso com destino a São Simão, em um trajeto de 32km.

Com saída marcada para às 4h30 da manhã, o grupo chegou a Paróquia Santa Luzia e recebeu as bênçãos do Padre Igor Lima, e todos seguiram para realizar a caminhada que foi dividida em três trechos: Portal de Cravinhos até a Fazenda Café Velho (8km); Portal de Cravinhos até a Parada do Suco (17km) e; Portal de Cravinhos até o Portal de São Simão (32km).

Foto: Kennedy Oliveira

Durante o trajeto foi possível ouvir muitos relatados sobre o porquê da realização dessa caminhada, e o que mais emociona são as histórias de superação e promessas que começam a ser cumpridas. Outros dizem que decidiram fazer somente para praticar alguma atividade física ou até mesmo se prepararem para trajetos mais longos.

“Quero parabenizar toda a organização do evento por toda a estrutura que foi montada e apoio que deu aos participantes, em cidades bem maiores quando vamos fazer essas caminhadas não recebemos esse auxilio. Que no próximo ano possamos realizar esse trajeto novamente”, revela Rose Lucas, da cidade de Ribeirão Preto.

O Caminho da Fé é um momento de muita reflexão e bênçãos, além de superação dos limites. Neste ano o clima estava bem mais ameno e nublado, o que possibilitou com que muito mais pessoas pudessem completar o trajeto.

Foto: Kennedy Oliveira

“Dividimos o trajeto em três para que as pessoas pudessem ter os pontos de apoio com água, banana e paçoquinha, e quem quisesse retornar com os ônibus assim fizesse. Só tenho que agradecer a todos que trabalharam e tentaram ao máximo dar uma assessoria completa aos peregrinos”, diz o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno, que também fez questão de fazer um trajeto do trecho.

Pelo percurso, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria de Cultura e Turismo, equipe da Garagem Municipal e os funcionários municipais, foi possível apreciar e desfrutar da caminhada durante todo o trajeto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Nós, em nome da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, gostaríamos de agradecer todas as pessoas que participaram nos bastidores desse grande evento. Aos servidores municipais que trabalharam dias antes preparando o caminho e aos servidores que trabalharam no dia da caminhada. Queremos agradecer o apoio incondicional do prefeito Itamar Bueno e do vice-prefeito, Márcio Barroso; da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Garagem Municipal; Secretaria da Saúde; e SAMU, que nos ajudaram com a locomoção do retorno dos peregrinos e com os carros de apoio. A colaboração da Prefeitura Municipal de São Simão, nas pessoas do prefeito Marcos Bonagamba; e do diretor do Departamento de Turismo de São Simão, Eduardo Pretel. E por fim, queremos agradecer ao Padre Igor Lima pela benção aos participantes antes da saída, fortalecendo a todos, e também o padre da Igreja São Simão Apóstolo, João Carlos Pedrosa, que abriu a paróquia e esteve presente para acolher os peregrinos. Não temos palavras para descrever nossa gratidão. Sem esse trabalho em conjunto e toda essa união esse evento não teria sido esse grande sucesso”, conclui a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.

Foto: Kennedy Oliveira

Vale salientar que esse trajeto faz parte do “Ramal Padre Donizetti”, que ao todo possui 147 km com saída de Sertãozinho, passando por Dumont, Bonfim Paulista, Cravinhos, São Simão, Santa Rosa de Viterbo e por fim, Tambaú.

Todas as fotos do evento podem ser conferidas no www.facebook.com.br/culturadecravinhos.

 

Alimentos arrecadados

Durante as inscrições para a Caminhada da Fé foram recebidas doações de alimentos que serão destinadas para o Fundo Social de Solidariedade, sendo repassados às famílias carentes de nossa cidade, além de alimentos também foram recebidos litros de leite.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta